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Saiba como descobrir o melhor preço de venda da sua mercadoria

Consultoria estratégica em gestão

Saiba como descobrir o melhor preço de venda da sua mercadoria

Preço de venda

O sucesso de um negócio também envolve saber o quanto cobrar pelo serviço que foi realizado, incluindo aí os impostos a serem pagos. O preço correto de um produto é aquele que cobre os custos de produção e ainda oferece lucro para o empreendedor.

Para definir esse valor, é necessário ter em mãos todos os gastos do seu negócio. Também conhecida como “MarkUp”, a Taxa de Marcação é um índice aplicado sobre o custo da mercadoria para identificar o melhor preço de venda.

O preço de um produto é formado por Custo Variável, Custo Fixo e Lucro. No Custo Variável, se reunem os custos decorrentes da produção ou comercialização de um produto, como o valor do material utilizado, mão de obra direta, impostos recuperáveis – ICM, PIS, CONFINS, CSLL (Contribuição Social Sobre Lucro Líquido), IRPJ (Lucro Presumido) e C (Comissões de Vendas) -, entre outros.

Já o Custo Fixo abrange os custos que devem ser pagos mesmo que o seu negócio não produza ou comercialize nada, tais como aluguel, telefone, água, impostos não-recuperáveis, entre outros.

O lucro deve ser definido pelo empresário após a identificação de todos os custos, e levar em conta o preço do produto no mercado. Afinal, o consumidor sempre compara a mercadoria da empresa concorrente na hora da compra.


 

Como calcular

Com todos os valores em mãos, monta-se a seguinte equação:

Preço de Venda = Custo Variável + Custo Fixo + Lucro

Entretanto, o resultado dessa equação não é o final, porque é preciso acrescentar os impostos. Utilizando o valor de um Lucro de 10%, um valor de Comissão de Vendas de 4%, temos que o nosso o MarkUp ou taxa de marcação será:

MKP = 100% / (100% – (ICM% + PIS% + CONFINS% + CSLL% + IRPJ% + C% + L%))

Ou seja:
MKP = 100 / 100 – (Despesas com Vendas)
MKP = 100/ (100 – (17+0,65+3+1,08+1,2+4+10)) = 1,5855

Com um Custo Variável de R$ 2.000 sem impostos recuperáveis e custo fixo de R$ 700, a aplicação será:

Preço de Venda = Custo Variável + Custo Fixo x MKP (o valor do lucro já foi calculado no MKP)
PV = R$ 2.700 x 1,59 = R$ 4.293,00.

Com isto, o preço que deve ser cobrado pelo seu produto é de R$ 4.293,00.

MarkUp

O MarkUp é fundamental para precificar os serviços ou os produtos os quais a sua empresa oferece, porque está ligado ao custo total de seu empreendimento e o lucro que ele deve obter para continuar no mercado.

Para saber mais, entre em contato com a Synerhgon. Somos uma consultoria formada por um time de profissionais especializados em diversas áreas da gestão empresarial, preparados para implantar boas soluções no seu negócio. Entre em contato conosco e faça um diagnóstico gratuito da gestão da sua empresa.