R. São Vicente de Paulo, 650,Cj. 12 - Higienópolis - SP
(11) 3825-6751
synergia@synerhgon.com.br

Como administrar o fluxo de caixa de sua empresa

Consultoria estratégica em gestão

Como administrar o fluxo de caixa de sua empresa

A entrada e saída de dinheiro em uma empresa é parte do processo conhecido como fluxo de caixa. Por meio de uma boa administração, o gestor financeiro é capaz de tomar melhores decisões e garantir bons resultados no final do mês.

Ainda que não seja necessário ter uma formação específica ou ser um profissional de ciências contábeis para entender como funciona, o fluxo de caixa exige cuidados especiais por envolver um bem material muito importante: o dinheiro.

Defina o período de controle

Você não pode ter o controle financeiro sem que monitore o fluxo de caixa, assim como não é possível ter um acompanhamento sem começo, meio e fim. Uma boa estratégia de controle do fluxo de caixa define uma data de vigência, a qual normalmente é mensal. Exemplo: Todo dia 15 a empresa realiza o levantamento financeiro das últimas semanas.

O empresário também pode fazer um levantamento mais profundo a partir das análises mensais.

Saiba o quanto entra e o quanto sai da sua empresa.

Assim como não é possível ter um acompanhamento sem começo, meio e fim, você não pode controlar todos os gastos fixos de sua empresa sem uma margem possível (valor mínimo e máximo), incluindo contas a pagar de valores previstos como água, luz e impostos e valores variáveis

Corrija os erros do plano existente

Se a sua administração possui problemas recorrentes relacionados à gestão financeira, é importante que o processo que não funciona seja encerrado e analisado de maneira que um novo modelo seja aplicado.

Comece agora

Se a sua empresa ainda não possui o controle do fluxo de caixa, não espere mais. Defina uma data de início e reúna todas as informações necessárias para esse importante processo financeiro.