Como fazer um gerenciamento de crises à prova de balas - Synerhgon
R. São Vicente de Paulo, 650,Cj. 12 - Higienópolis - SP
(11) 3825-6751 / (11) 99607- 8855
synergia@synerhgon.com.br

Como fazer um gerenciamento de crises à prova de balas

Consultoria estratégica em gestão

Como fazer um gerenciamento de crises à prova de balas

Infelizmente, muitas empresas fecham por não conseguir superar uma crise. Devido à alta complexidade do meio corporativo, é normal e bastante provável que em algum momento as empresas passem por períodos de crise. Alguns fatores, por mais simples que possam parecer, podem contribuir para esse cenário. A crise é um momento de falha que, se não for corrigido logo, pode causar conflitos internos, ameaçar a imagem e reputação da empresa e, consequentemente, causar problemas financeiros ao negócio.

Um fator determinante é o tempo de ação para tomar as medidas necessárias e eliminar uma tempestade. Se a companhia demorar demais para reconhecer o quadro de crise, a situação pode se agravar. A maior falha das organizações em momentos como esse é na área de comunicação. Em uma situação desta, o ideal é que a empresa dê explicações a seus stakeholders, não omita ou distorça informações, e esteja sempre aberta a responder qualquer questionamento.

Algumas das consequências de uma crise são: perda de confiança por parte dos fornecedores, investidores e clientes, diminuição do fluxo de caixa, perda do diferencial competitivo – gerando brechas para concorrentes — , aumento nos custos operacionais etc.

APAGANDO O INCÊNDIO

Primeiramente é necessário identificar a origem do problema. Se a crise da empresa for financeira, o empresário deve pagar primeiro as dívidas com juros mais caros, o que na prática nem sempre é possível.

Diante desse cenário, ele deve:

  • negociar prazos maiores com os fornecedores;
  • se estiver utilizando linhas de crédito caras, procurar renegociá-las com juros mais baixos e prazos mais adequados;
  • conversar com o gerente sobre a possibilidade de obter uma linha de crédito com juros baixos para quitar as dívidas mais caras em outras instituições;

Porém é preciso ter cuidado: pagar uma dívida mais cara do que as demais e usar o mesmo limite para se endividar novamente vai apenas aumentar seus problemas financeiros. Por isso, considere oferecer uma boa garantia para obter juros mais baixos.

  • reduzir custos e despesas sem comprometer o padrão mínimo de operação, que condiz com o perfil da organização



Agora, se a sua crise chegar na esfera de imagem, algumas dicas de posicionamento junto aos públicos podem minimizar prejuízos:

  • Monitorar as ações da empresa garante que você esteja preparado caso alguma crise venha a ocorrer. O cenário ideal é não esperar que o momento crítico se estabeleça, mas simular possíveis cenários de crise e montar um plano de ações para lidar com as situações;
  • Uma crise de imagem tem o potencial de afetar diretamente o relacionamento da organização com o seu público-alvo, portanto, é primordial que a empresa estabeleça um plano de continuidade do negócio. Desse modo, os processos essenciais para o funcionamento da organização não são afetados;
  • Identificar e anunciar as pessoas que têm autorização para falar sobre a crise para a comunidade e decidir ações para conter o impacto;
  • Repassar, em tempo real e de forma exata, informações sobre a crise. Desse modo, nenhum dado é distorcido e o espaço para especulações diminui. Isso também garante a confiabilidade da empresa à sociedade;
  • Agir de forma rápida para que a crise não afete sua reputação e rentabilidade;
  • Identificar oportunidades de recuperação. Sair da crise utilizando uma oportunidade fortalece a reputação da empresa e garante confiança entre os stakeholders;

O processo de saída da crise não significa que os problemas acabaram. Mesmo depois de todo o desgaste ocasionado por ela, esse é o momento para coletar dados, gerenciar as finanças, identificar pontos negativos e positivos, colocar ações estipuladas previamente em prática e resgatar a imagem e reputação da empresa junto aos clientes e stakeholders.

A Synerhgon é uma empresa de consultoria formada por uma equipe de profissionais especializados em diversas áreas da gestão empresarial. Entre em contato conosco e faça um diagnóstico gratuito da gestão da sua empresa.