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Por que acontece e como lidar com a falta de motivação no trabalho?

Consultoria estratégica em gestão

Por que acontece e como lidar com a falta de motivação no trabalho?

A falta de motivação no trabalho gera prejuízos tanto para a empresa quanto para o profissional, além de estar diretamente associada a uma transformação comportamental e à mudança de valores da sociedade. 

Por muitas décadas os profissionais buscavam um emprego visando trabalhar e receber pelo que produziam.

Nesse período, a capacidade e o conhecimento técnico eram prioridades e as empresas tinham funcionários e não colaboradores, chefias ao invés de líderes.

A revolução no ambiente corporativo começou a acontecer com a geração Millennial, formada pelos nascidos entre 1980 a 1994, que conheceram a era analógica e vivenciaram todo o nascimento da digital, e pela Z que já nasceu segurando um tablet ou um celular.

Predominantes no mercado, esses profissionais:

  • dominam a tecnologia, 
  • são impacientes, 
  • vivem imersos no ambiente digital,
  • adoram metas e desafios,
  • são exigentes em relação à responsabilidade social e ambiental, 
  • priorizam boas experiências, conquistas e realizações.

Quer saber o que causa a desmotivação dos profissionais do novo século e como lidar com ela na sua empresa? Leia nosso post e confira.

Quais são os fatores que influenciam na falta de motivação no trabalho?

Diante de uma mudança comportamental que revelou novos valores e necessidades, são vários os motivos que levam um profissional a se desmotivar. 

Entre eles estão:

Baixo desempenho da liderança

Mário Sérgio Cortella, em suas falas, diz que um chefe só obedece e um líder é aquele que se segue, se procura e se admira.

Uma matéria publicada no G1, traz uma pesquisa realizada pela Michael Page, uma consultoria de recrutamento, mostrando que oito em cada dez colaboradores que se demitem tomam a atitude devido à liderança. 

Chefes autoritários, que não sabem liderar e não apresentam inteligência emocional, também são os principais responsáveis pela falta de motivação no ambiente corporativo para quem continua trabalhando. 

Falta de reconhecimento

O sentimento do colaborador é que de que nada vale ele se esforçar para mostrar suas habilidades se não houver o reconhecimento no trabalho por parte da empresa.

Uma pesquisa recente da Fundação Instituto de Administração, FIA, publicada no Uol Economia, revelou que 27% dos 150 mil colaboradores entrevistados se sentiriam desmotivados e pediriam demissão do trabalho caso não fossem reconhecidos pelo seu valor.

O mesmo levantamento ainda aponta que:

  • 26% indica a falta de ética por parte da empresa como um fator para ausência de motivação,
  • 19% a falta de equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

Importante frisar que a pesquisa concluiu que a maior falha por parte das empresas é a ausência do feedback para o colaborador, o que está diretamente relacionado ao reconhecimento do trabalho realizado e valorização do ser humano.

Falta de perspectiva de crescimento

Como já falamos, a nova geração de profissionais que está no mercado adora metas e desafios, e a falta de perspectiva de crescimento na empresa é outro fator que gera a falta de motivação no trabalho.

Esse sentimento por parte do colaborador ocasiona o chamado turnover voluntário, ou seja, ele pede demissão, o que geralmente acontece entre os profissionais de nível superior.

Ausência de benefícios atrativos

A ausência de benefícios atrativos também é um dos fatores que levam a desmotivação no ambiente de trabalho e vai muito além do salário justo.

Gamificação e treinamentos estão entre os incentivos que fazem o colaborador se sentir valorizado na empresa e motivado no trabalho.

Como lidar com a falta de motivação no trabalho

Um passo fundamental para reduzir ou eliminar a falta de motivação no trabalho é identificar o motivo dela e mudar a cultura organizacional da empresa, principalmente em relação ao seu capital humano.

Uma gestão moderna considera: 

  • gerar oportunidades de crescimento,
  • reconhecer que cada profissional difere um do outro,
  • valorizar as qualidades pessoais de cada um deles,
  • pedir e dar feedbacks,
  • demonstrar confiança e dar autonomia,
  • possibilitar novas experiências e desafios,
  • estimular a integração de todo o time.

Quando isso acontece o colaborador se envolve com os objetivos da empresa e se sente motivado para exercer o seu trabalho.

Atualmente, um colaborador deseja sentir satisfação em trabalhar para a marca, por isso a responsabilidade social e ambiental da organização são fatores motivacionais também. 

Nessa hora, contratar uma consultoria é a opção mais inteligente para promover na sua empresa uma gestão integrada focada na valorização do seu capital humano e em resultados positivos.
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