Organograma empresarial: como montar? - Synerhgon
R. São Vicente de Paulo, 650,Cj. 12 - Higienópolis - SP
(11) 3825-6751 / (11) 99607- 8855
synergia@synerhgon.com.br

Organograma empresarial: como montar?

Consultoria estratégica em gestão

Organograma empresarial: como montar?

Existem muitas maneiras de elaborar um organograma empresarial, cada qual com detalhes e particularidades exclusivas. Porém, independente do modelo a ser adotado, o fato é que essa ferramenta é fundamental para o sucesso de uma operação.

A definição das posições hierárquicas e dos responsáveis pelas tarefas em uma organização evita discussões e desentendimentos, pois é através desse documento que fica claro quem executa cada ação.

É comum que colaboradores não saibam exatamente quais são as suas funções e quem são os responsáveis pelas diversas áreas e atividades de uma organização.

A falta de um organograma empresarial deixa muitas lacunas e dúvidas a respeito da estrutura organizacional de uma empresa, o que acarreta sempre muitas dúvidas entre todos os envolvidos.

Neste post, apresentaremos a importância desse assunto e como montar um documento que demonstre a estrutura organizacional do seu empreendimento. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é um organograma empresarial?

Um organograma empresarial é um documento que apresenta o formato que um empreendimento organiza suas:

  • áreas,
  • departamentos,
  • cargos,
  • hierarquias.

É através dessa definição que se estabelece as responsabilidades de cada função dentro de uma empresa, apontando as suas obrigações e a quem cada colaborador deve prestar contas de suas atividades.

No Brasil, a maioria das empresas não trabalha as estratégias e a organização dos seus negócios, o que acaba mostrando uma imaturidade empresarial por parte dos empreendedores do nosso país.

Segundo levantamento da consultoria Falconi, 62,7% das empresas de médio porte no Brasil, que faturam entre 4,8 milhões e 300 milhões de reais anualmente, possuem um modelo de gestão considerado ineficiente por seus líderes.

O mais impressionante é que 20% dessas empresas não contam com nenhum modelo de gestão definido, ou seja, não sabem por onde caminham e aonde pretendem chegar nos próximos anos.

Por que aplicá-lo na empresa?

O organograma empresarial é o início da definição de um planejamento estratégico e da adoção de um modelo de gestão para o negócio.

Não é possível desenvolver um plano quando não se sabe detalhadamente quem responde pelas diversas atividades de uma empresa. Portanto, é essencial que essas definições sejam realizadas, para que resultados positivos sejam alcançados.

Seu desenvolvimento e aplicação possibilita:

  • mostrar a estrutura organizacional para os colaboradores,
  • aumentar a produtividade da empresa,
  • apresentar a estrutura hierárquica e responsáveis de cada área,
  • possibilitar a visualização do que não está funcionando adequadamente,
  • implantar a cultura de proatividade.

As pequenas empresas precisam ter bem definidas as responsabilidades de cada área do seu empreendimento, para que as correções possam ser realizadas com facilidade e o número de problemas diminua, a partir de um organograma bem elaborado.

Como montar um organograma?

Conforme já mencionado, existem modelos diferenciados para a definição desse documento. No entanto, se a sua empresa ainda está dando os primeiros passos com relação ao assunto, é aconselhado iniciar com um organograma empresarial clássico.

Esse modelo é mais simples, funcional e colabora para que facilmente todos consigam compreender as responsabilidades e os níveis hierárquicos de cada cargo ou setor.

O modelo clássico é apresentado no estilo pirâmide, onde na parte superior está o empreendedor da organização, ou seja, aquele que dirige a empresa, e logo abaixo os diretores, gerentes, responsáveis, supervisores e a equipe que desenvolve as atividades do cotidiano empresarial.

Outros modelos também podem ser adotados, mas a ideia é a mesma, apenas em um formato diferenciado.

Muitas empresas adotam também os organogramas setoriais, que estabelecem a estrutura organizacional de uma determinada área, onde ficam claras as atribuições e funções de cada colaborador.

Como se observa, existem muitas formas de estabelecer um organograma empresarial e a sua adoção irá facilitar a operação e contribuirá efetivamente na organização da sua empresa.
Caso você ainda tenha dúvida a esse respeito, contate a Synerhgon e conte conosco para auxiliá-lo na busca da organização do seu empreendimento!