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Como otimizar o processo de recrutamento e seleção?

Consultoria estratégica em gestão

Como otimizar o processo de recrutamento e seleção?

O processo de recrutamento e seleção precisa ser realizado com todos os cuidados, diminuindo as possibilidades de contratar alguém fora do perfil desejado e conseguindo resolver lacunas profissionais abertas na empresa.

Vivemos um período onde a taxa de desemprego é alta e as pessoas buscam qualquer oportunidade para se colocarem no mercado de trabalho, independente das tarefas a serem realizadas e até mesmo do salário oferecido.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o índice de desemprego no final do primeiro semestre de 2021 ficou em 13,7%, o que mostra uma recuperação do mercado, porém, ainda bastante distante da média brasileira dos últimos 20 anos.

Acertar na contratação e formação de uma equipe é uma tarefa que exige dedicação, cuidados e o uso de ferramentas que apoiem esse trabalho.

Neste post, apresentaremos como otimizar o processo de recrutamento e seleção, para melhorar a assertividade nas contratações. Continue lendo e confira!

É possível otimizar o processo de recrutamento e seleção?

A otimização no processo de recrutamento e seleção é perfeitamente possível, desde que alguns cuidados sejam tomados e as avaliações sejam realizadas da maneira adequada.

Para isso, algumas ações precisam ser consideradas, tais como:

Defina um padrão

Definir um padrão e uma metodologia no processo de recrutamento e seleção proporciona agilidade e imparcialidade.

No entanto, é importante que esses métodos sejam adequados aos cargos, funções e competência exigidas, portanto, precisam ser observadas as devidas diferenças nos diversos níveis e tipos de contratação.

Invista na divulgação de vagas

O investimento na divulgação de vagas nos locais corretos é fundamental para o sucesso da operação.

Existem sites, portais e grupos de redes sociais que apresentam excelentes resultados, portanto, vale uma avaliação a esse respeito, para buscar por aqueles onde bons candidatos acabarão contactando sua empresa.

Possua um banco de dados

Organizar e arquivar currículos em um banco de dados é outra forma de acertar nas contratações, pois, em muitas ocasiões, o perfil de determinado candidato não foi adequado a uma vaga, no entanto, ele pode ser perfeito para uma nova oportunidade que se apresenta.

Utilize a tecnologia

A tecnologia ainda não foi bem aproveitada pelas áreas de Recursos Humanos das empresas.

Existem ferramentas na internet que possibilitam o cadastro de dados dos candidatos e a filtragem por algum tipo de informação, facilitando a localização automática de pessoas que correspondam às necessidades a serem preenchidas.

Além disso, também é possível o uso de recursos tecnológicos, para a divulgação das vagas em aberto e até mesmo para apresentar aos candidatos:

  • agendamento de entrevistas,
  • realização de dinâmicas,
  • feedback sobre as etapas do processo de recrutamento.

Terceirize o processo

Uma excelente maneira de contratar profissionais de áreas específicas é terceirizando o processo de recrutamento e seleção, com empreendimentos especializados no assunto.

Essas empresas, normalmente, possuem muitos currículos de profissionais, que estão buscando por alguma oportunidade.

Além disso, são especialistas no desenvolvimento deste trabalho, adotando metodologias e formas adequadas para cada categoria a ser recrutada.

Contar com especialistas tende a melhorar os resultados, diminuir os custos e agilizar as contratações, por isso vale a pena uma análise a esse respeito.
Agora que você conhece mais do processo de recrutamento e seleção, leia também nosso post que apresenta a falta de motivação no trabalho, por que acontece e como lidar com a situação.