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Como planejar a abertura de empresa?

Consultoria estratégica em gestão

Como planejar a abertura de empresa?

Infelizmente, boa parte dos empreendedores precisam fechar seus empreendimentos antes deles completarem 5 anos de atividade e essa situação poderia mudar caso houvesse um melhor planejamento na abertura de empresa. 

Conforme o mapa de empresas elaborado pelo Ministério da Economia, no segundo quadrimestre de 2021 foram abertos 1.420.782 negócios e no mesmo período 484.553 entidades já existentes encerraram suas atividades comerciais.

O planejamento serve para você prever e identificar situações que possam comprometer o funcionamento do dia a dia, bem como definir as estratégias para a resolução do problema.

Quer saber como planejar a abertura de empresa para empreender com mais segurança? Confira algumas dicas que selecionamos para ajudar você nessa hora.

O que é necessário considerar antes da abertura de empresa?

O planejamento serve exatamente para colocar no papel todos os objetivos e os caminhos que o empreendedor irá seguir antes de oficializar a abertura de empresa.

Esse traçado irá reduzir os riscos de erros e aumentar as chances de sucesso. 

Há alguns anos, o SEBRAE realizou um estudo para identificar quais são as causas que levam uma empresa a encerrar suas atividades nos primeiros cinco anos de funcionamento e 55% dos entrevistados afirmaram não terem realizado um planejamento antes de iniciá-la. 

Esse dado confirma a importância e a necessidade de planejar como será o seu negócio antes de oficializá-lo. 

Para fazer isso, você precisa:

Definir os objetivos

O primeiro passo para planejar a abertura de empresa é definir qual será o principal objetivo dela, ou seja, a sua atividade. 

Ressaltamos que, segundo o mapa do Ministério da Economia que citamos acima, 82,3% dos empreendedores que abriram seus negócios no segundo quadrimestre de 2021 definiram seus objetivos no setor terciário, entre prestação de serviços e comércio.

Deste percentual, 51% está relacionado à prestação de serviços e os 31% restantes dedicam-se ao comércio. 

Analisar o mercado

Outro passo importante para planejar a abertura de empresa é fazer uma análise do mercado no segmento em que você vai atuar.

É importante:

  • conhecer o público-alvo que será o seu consumidor,
  • quem são e como atuam os seus concorrentes,
  • quem serão seus fornecedores,
  • qual o melhor serviço ou produto oferecido para se destacar.

Frisamos que no estudo realizado pelo SEBRAE, sobre o fechamento das empresas, 46% dos empreendedores entrevistados não estudaram a sua possível clientela. 

Por isso, entraram no mercado sem ter noção de quem e quantos eles eram, além de desconhecerem os hábitos de consumo do seu público-alvo.

Definir o orçamento

Todo empreendedor antes da abertura de empresa precisa definir o orçamento, ou seja, saber quanto tem para gastar e traçar uma previsão de receitas e despesas.

Neste orçamento, é essencial você prever:

  • gastos com equipamentos,
  • custos variáveis,
  • identificar o melhor preço de venda da mercadoria ou serviço,
  • qual deve ser a sua receita para manter as atividades e possibilitar desenvolvimento dela.

Identificar os fornecedores

Saber quem serão seus principais fornecedores também deve fazer parte do seu planejamento antes de oficializar a sua empresa.

Afinal, você depende deles para toda a sua operação. O ideal é escolher aqueles que oferecem melhor qualidade, prazos e vantagens nos pagamentos.

Além disso, os fornecedores podem se transformar em grandes parceiros do seu negócio.

Definir o plano operacional e financeiro

Operacional e financeiros são os chamados corações da empresa e um depende do outro para funcionar. 

Por isso, uma dica para planejar a abertura do empreendimento é, antes de oficializá-lo, definir:

  • onde ele estará localizado,
  • quais equipamentos você precisará,
  • qual será a sua capacidade produtiva mensal,
  • quantos colaboradores você precisará contratar.

Você também precisará definir no seu planejamento:

  • quanto precisará para viabilizar a sua empresa,
  • suas estimativas para manter a operacionalidade dela, 
  • fluxo de caixa,
  • lucros.

A pesquisa do SEBRAE, mencionada anteriormente, também revela que 39% dos empreendedores não tinham conhecimento sobre quanto de capital de giro necessitavam para a abertura do negócio.

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