Como planejar a abertura de empresa?
Infelizmente, boa parte dos empreendedores precisam fechar seus empreendimentos antes deles completarem 5 anos de atividade e essa situação poderia mudar caso houvesse um melhor planejamento na abertura de empresa.
Conforme o mapa de empresas elaborado pelo Ministério da Economia, no segundo quadrimestre de 2021 foram abertos 1.420.782 negócios e no mesmo período 484.553 entidades já existentes encerraram suas atividades comerciais.
O planejamento serve para você prever e identificar situações que possam comprometer o funcionamento do dia a dia, bem como definir as estratégias para a resolução do problema.
Quer saber como planejar a abertura de empresa para empreender com mais segurança? Confira algumas dicas que selecionamos para ajudar você nessa hora.
O que é necessário considerar antes da abertura de empresa?
O planejamento serve exatamente para colocar no papel todos os objetivos e os caminhos que o empreendedor irá seguir antes de oficializar a abertura de empresa.
Esse traçado irá reduzir os riscos de erros e aumentar as chances de sucesso.
Há alguns anos, o SEBRAE realizou um estudo para identificar quais são as causas que levam uma empresa a encerrar suas atividades nos primeiros cinco anos de funcionamento e 55% dos entrevistados afirmaram não terem realizado um planejamento antes de iniciá-la.
Esse dado confirma a importância e a necessidade de planejar como será o seu negócio antes de oficializá-lo.
Para fazer isso, você precisa:
Definir os objetivos
O primeiro passo para planejar a abertura de empresa é definir qual será o principal objetivo dela, ou seja, a sua atividade.
Ressaltamos que, segundo o mapa do Ministério da Economia que citamos acima, 82,3% dos empreendedores que abriram seus negócios no segundo quadrimestre de 2021 definiram seus objetivos no setor terciário, entre prestação de serviços e comércio.
Deste percentual, 51% está relacionado à prestação de serviços e os 31% restantes dedicam-se ao comércio.
Analisar o mercado
Outro passo importante para planejar a abertura de empresa é fazer uma análise do mercado no segmento em que você vai atuar.
É importante:
- conhecer o público-alvo que será o seu consumidor,
- quem são e como atuam os seus concorrentes,
- quem serão seus fornecedores,
- qual o melhor serviço ou produto oferecido para se destacar.
Frisamos que no estudo realizado pelo SEBRAE, sobre o fechamento das empresas, 46% dos empreendedores entrevistados não estudaram a sua possível clientela.
Por isso, entraram no mercado sem ter noção de quem e quantos eles eram, além de desconhecerem os hábitos de consumo do seu público-alvo.
Definir o orçamento
Todo empreendedor antes da abertura de empresa precisa definir o orçamento, ou seja, saber quanto tem para gastar e traçar uma previsão de receitas e despesas.
Neste orçamento, é essencial você prever:
- gastos com equipamentos,
- custos variáveis,
- identificar o melhor preço de venda da mercadoria ou serviço,
- qual deve ser a sua receita para manter as atividades e possibilitar desenvolvimento dela.
Identificar os fornecedores
Saber quem serão seus principais fornecedores também deve fazer parte do seu planejamento antes de oficializar a sua empresa.
Afinal, você depende deles para toda a sua operação. O ideal é escolher aqueles que oferecem melhor qualidade, prazos e vantagens nos pagamentos.
Além disso, os fornecedores podem se transformar em grandes parceiros do seu negócio.
Definir o plano operacional e financeiro
Operacional e financeiros são os chamados corações da empresa e um depende do outro para funcionar.
Por isso, uma dica para planejar a abertura do empreendimento é, antes de oficializá-lo, definir:
- onde ele estará localizado,
- quais equipamentos você precisará,
- qual será a sua capacidade produtiva mensal,
- quantos colaboradores você precisará contratar.
Você também precisará definir no seu planejamento:
- quanto precisará para viabilizar a sua empresa,
- suas estimativas para manter a operacionalidade dela,
- fluxo de caixa,
- lucros.
A pesquisa do SEBRAE, mencionada anteriormente, também revela que 39% dos empreendedores não tinham conhecimento sobre quanto de capital de giro necessitavam para a abertura do negócio.
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