Liderança feminina: como potencializar? - Synerhgon
R. São Vicente de Paulo, 650,Cj. 12 - Higienópolis - SP
(11) 3825-6751 / (11) 99607- 8855
synergia@synerhgon.com.br

Liderança feminina: como potencializar?

Consultoria estratégica em gestão

Liderança feminina: como potencializar?

A cada dia as mulheres conquistam seus espaços no mercado de trabalho e apesar das barreiras que ainda precisam ser vencidas, a liderança feminina vem se destacando também no mundo corporativo. 

Atualmente, elas são destaques mundiais na política, ciência, empreendedorismo e seguem seus caminhos nas mais diversas áreas sendo reconhecidas e valorizadas onde estão e desejam.

Um estudo publicado na Harvard Business Review revela que mulheres em cargos de liderança têm uma maior capacidade de estimular e promover o engajamento das equipes, refletindo em melhores resultados para a empresa.

Por outro lado, mudanças culturais organizacionais promovem e incentivam a inclusão, a diversidade e a equidade no mercado corporativo.

No momento atual, a grande estratégia de uma marca de sucesso é fortalecer o talento, independentemente da raça, gênero e idade. Desse modo, cria-se ambientes que favorecem o conhecimento, as experiências, o respeito e a igualdade entre todos. 

Quer saber como promover uma cultura inclusiva e potencializar a liderança feminina na sua empresa? Continue a leitura.

Dados sobre os cargos de liderança ocupados por mulheres

O número de mulheres em cargos de liderança ainda é baixo comparado com o número de postos ocupados pelos homens, mas a quantidade delas no mercado corporativo já é motivo de comemoração e estímulo para as demais profissionais.

Primeiro, a presença feminina é maior que a masculina nas universidades brasileiras, tanto em cursos de formação superior quanto em pós-graduações, o que comprova o interesse em adquirir conhecimento e especializar-se em áreas específicas. 

Outro dado que mostra a força da liderança feminina se pauta na pesquisa Women in business 2021: a window of opportunity”, da Grant Thornton, que estabelece que nove em cada dez empresas em todo o mundo possuem ao menos uma mulher na liderança de suas equipes.

Segundo publicação no Money Times, 39,5% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres, apesar de, infelizmente, o salário delas ainda ser em média 19% mais baixo que o valor pago aos homens para ocupar a mesma posição profissional.

Qual a importância de valorizar a liderança feminina?

Os percentuais relacionados à liderança feminina podem parecer baixos, mas sinalizam uma grande conquista e empoderamento feminino.

Nesse sentido, para a empresa, valorizar as diferenças é apostar em talentos potenciais, o que vai refletir diretamente na satisfação do colaborador e no resultado da organização.

Primeiro, aplicar a diversidade no ambiente empresarial é olhar e investir no capital humano, independentemente da sua raça, cor, gênero e idade. Promovendo, assim, o fortalecimento da marca junto ao mercado e perante o consumidor.

Além disso, de forma geral, uma líder enxerga com outros olhos os problemas e os desafios. O que estimula a criatividade e favorece inovações, soluções rápidas e produtividade, bem como a motivação de toda a equipe.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, a empresa que investe na diversidade e na igualdade de gêneros em sua gestão pode ter um retorno financeiro de até 15% acima da média. 

Como fortalecer a liderança feminina?

Para fortalecer a liderança feminina é preciso primeiro criar uma cultura empresarial que favoreça essa condição, começando por oferecer salários iguais para homens e mulheres que ocupem os mesmos cargos. 

Outra forma é promover capacitações, tanto interna quanto externa, para despertar habilidades e talentos.

Por isso, é preciso otimizar o processo de recrutamento. Já na abertura da vaga é necessário que o anúncio seja feito de forma neutra, oportunizando o cargo de forma inclusiva, possibilitando que ambos os gêneros possam disputá-la.

A empresa também deve desenvolver um plano de carreira que cultive e incentive a diversidade dentro do seu ambiente, além de oferecer flexibilidade na jornada de trabalho.
Agora que você sabe como potencializar a liderança feminina na sua organização, que tal continuar a leitura e conhecer qual é a importância da responsabilidade social empresarial?