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Dicas de como fazer um pós-venda ideal

Consultoria estratégica em gestão

Dicas de como fazer um pós-venda ideal

Sua empresa sabe como fazer um pós-venda?

Muitos empreendimentos acreditam que uma venda é dada por encerrada tão logo a mercadoria tenha sido entregue ou o serviço contratado realizado.

Outros ainda dizem que o negócio se encerra quando o cliente paga a última parcela da compra realizada.

Afirmamos categoricamente que as duas conclusões não estão corretas, pois, após a efetivação de uma venda, deve-se manter o relacionamento para alcançar novas oportunidades de venda.

Neste post, apresentaremos dicas de como fazer um pós-venda de qualidade, possibilitando novos negócios e mostrando ao cliente que sua empresa está sempre pronta para atender as demandas geradas, inclusive daqueles que acabaram de realizar uma compra. Continue lendo e confira!

Como fazer um pós-venda?

Antes de apresentarmos as dicas de como realizar um pós-venda, é importante uma avaliação sobre uma pesquisa com consumidores, realizada no final de 2020 pela Hibou, empresa especializada no assunto!

Segundo as informações, apenas 11% dos brasileiros se consideram totalmente satisfeitos com seus fornecedores.

Logo após o item qualidade do produto, o atendimento é tido como o segundo mais importante atributo na consideração do cliente a respeito de sua satisfação.

Respondendo a uma questão a respeito do que é um bom atendimento, surgiram os seguintes resultados:

  • 96,7% querem ser ouvidos,
  • 96,5% desejam que haja uma explicação clara do que está sendo perguntado,
  • 95,8% querem que o atendente conheça bem o que está vendendo,
  • 94,3% esperam que sejam mostradas as vantagens e desvantagens da solução,
  • 91,3% possuem expectativas de agilidade e rapidez,
  • 73,3% gostariam que o atendente mostrasse novas sugestões sobre o que eles estão procurando.

Diante dos índices, não existem dúvidas que a atenção dada ao cliente é fundamental para se alcançar a tão almejada satisfação.

Para isso, um pós-venda de qualidade é um diferencial que atraia para o seu negócio a fidelização, novas vendas e mais faturamento. Vamos entender como fazer:

Mantenha contato com os clientes

Diante dos dados observados na pesquisa, a manutenção da relação comercial é essencial, quando se deve:

  • verificar se a solução adquirida atendeu as expectativas,
  • enviar newsletter com novidades e dicas,
  • apresentar enquetes e convidá-lo a participar,
  • lembrar de datas especiais e oferecer vantagens extras.

Faça follow up

Desenvolver o follow up é outra atividade que precisa fazer parte do dia a dia da equipe de vendas junto aos clientes.

Isso significa acompanhá-lo em sua jornada de compras, verificando e fazendo avaliações, no propósito de incentivá-lo a encontrar a melhor solução para suas necessidades.

Invista em onboarding

O onboarding é uma ferramenta interessante quando se pretende fazer um pós-venda de sucesso.

Trata-se de disponibilizar ao cliente, normalmente em vídeo, instruções de como ele deve utilizar a solução adquirida ou apresentando detalhes para que todos os recursos do produto sejam aproveitados.

Envie promoções

O envio de promoções é outra maneira de realizar contatos. Para isso, tenha as informações cadastrais sempre atualizadas e não esqueça de manter o consumidor a par das condições e preços especiais de alguma campanha.

Crie conteúdos personalizados

Por fim, crie conteúdos personalizados sobre o segmento em que sua empresa atua, através de posts que contribuam com seus clientes, apresentando:

  • dicas,
  • novidades,
  • notícias,
  • tendências,
  • oportunidades.

Como se observa, existem muitas maneiras de dar atenção, bastando para isso criatividade e algum esforço.
Para aprofundar seu conhecimento sobre como fazer um pós-venda ideal, contate a Synerhgon e conheça nossa estrutura. Temos muito a colaborar com sua empresa, oferecendo nossos serviços e estratégias interessantes para manter os seus clientes sempre ativos!