Gestão financeira: os benefícios da consultoria empresarial para pequenos negócios
R. São Vicente de Paulo, 650,Cj. 12 - Higienópolis - SP
(11) 3825-6751 / (11) 99607- 8855
synergia@synerhgon.com.br

Gestão financeira: os benefícios da consultoria empresarial para pequenos negócios

Consultoria estratégica em gestão

Gestão financeira: os benefícios da consultoria empresarial para pequenos negócios

Profissionais que gerenciam pequenas empresas costumam acreditar que não precisam do trabalho de uma consultoria. Mas, isso não é verdade. De acordo com um relatório do Sebrae divulgado em 2018, há 6,4 milhões de estabelecimentos no Brasil. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE), que respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado.

Dados da pesquisa também apontam que a cada quatro empresas abertas no Estado de São Paulo, uma fecha antes de completar dois anos no mercado. Isso mostra que, além de se preparar para gerenciar um negócio, é necessário investir no trabalho de uma consultoria para o aperfeiçoamento, a lucratividade e o sucesso do empreendimento.

A Synerhgon também realiza projetos para pequenas empresas. Entre eles, o diagnóstico gratuito, que tem como objetivo oferecer uma análise de gestão empresarial e apresentar quais áreas necessitam ser melhoradas para aumentar a lucratividade da sua empresa.

Conheça algumas vantagens de realizar uma parceria com a Synerhgon:


Planejamento e controle financeiro

Para alcançar o crescimento do negócio, é fundamental elaborar um planejamento financeiro. Com ele, é possível antecipar riscos, controlar pagamentos de tributos e fornecedores, trabalhar com a precificação correta de serviços e obter lucro.  O setor financeiro é a área mais importante de uma empresa e interage com todas as outras repartições. Por este motivo, o trabalho multidisciplinar de uma consultoria é essencial para contribuir com o planejamento e controle financeiro do seu negócio.

Capital de giro

Um planejamento financeiro bem elaborado apresenta o valor exato do capital de giro. Ou seja, o dinheiro que garante a continuidade das atividades e cobre gastos e custos das operações. Ele é responsável por suprir as demandas dos fornecedores, o pagamento de despesas fixas e variáveis, de tributos e da folha de pagamento.

O capital de giro não deve ser confundido com o fluxo de caixa, que é o saldo entre receitas e despesas em determinado período. O capital de giro promove uma sustentação financeira para que o fluxo de caixa possa existir.

Fluxo de Caixa

Um dos elementos de gestão contábil que mais exige atenção dos contadores é o fluxo de caixa, volume de recursos que entraram e saíram da empresa durante um período estipulado. Quando entra mais dinheiro do que sai, temos saldo positivo. Entretanto, o fluxo de caixa positivo estipulado não significa que a empresa lucrou, pois o lucro é o valor que fica após o empreendimento cobrir todas as suas despesas.

Tecnologia

Empresas que investem em tecnologia são as que mais identificam melhoria em seus processos internos. O apoio de ferramentas tecnológicas faz com que os seus funcionários trabalhem em tarefas mais estratégicas. Por exemplo, ferramentas de automação contribuem para a gestão de banco de dados e intermediação de pagamentos, recursos como o Big Data colaboram com as decisões estratégicas e um intermediador de pagamentos possibilita transações comerciais pela web.

É perfeitamente possível evitar a quebra de um negócio e a gestão financeira é o começo de tudo. Faça o diagnóstico gratuito da Synerhgon e garanta a continuidade da sua empresa.

 

Preencha o formulário abaixo para que a equipe da Synerhgon possa fazer o diagnóstico gratuito da gestão da sua empresa: