Mulheres em cargos de liderança geram mais lucros para empresas
R. São Vicente de Paulo, 650,Cj. 12 - Higienópolis - SP
(11) 3825-6751 / (11) 99607- 8855
synergia@synerhgon.com.br

Mulheres em cargos de liderança geram mais lucros para empresas

Consultoria estratégica em gestão

Mulheres em cargos de liderança geram mais lucros para empresas

Um estudo liderado pela McKinsey, empresa de consultoria empresarial americana, apontou que companhias com ao menos uma executiva do sexo feminino são mais lucrativas. A amostragem contemplou 700 empresas em seis países da América Latina e comparou gênero com dados financeiros.

De acordo com os resultados, as instituições que possuem mulheres em altos cargos têm 50% mais chance de aumentar os rendimentos e 22% de crescer a média da margem EBITDA (indicador de avaliação de empresas de capital aberto). Apesar de proporcionar excelentes resultados, os índices ainda são desanimadores: este ano apenas 32% das empresas entrevistadas dizem ter executivas em altos cargos; número 6% menor comparado ao resultado dessa pesquisa em 2011.

Mulheres que integram o conselho de administração de empresas também oferece impacto financeiro positivo. Entre 2014 e 2018, empresas que possuíam “board” com uma componente do sexo feminino tiveram 8% de aumentar sua rentabilidade e 5% de crescer, de 2014 a 2017.

Sendo assim, criar políticas de promoção e incentivo da liderança feminina em empresas pode ser um fator de influência direta nos resultados financeiros e perspectivas de crescimento, além de levar ainda mais diversidade para dentro de conselhos e manter os debates e ideias ricos, mantendo a companhia em crescente constante no aspecto econômico e social.

Fonte: Valor