O que a gestão de pessoas tem a ver com a lucratividade da sua empresa?
R. São Vicente de Paulo, 650,Cj. 12 - Higienópolis - SP
(11) 3825-6751 / (11) 99607- 8855
synergia@synerhgon.com.br

O que a gestão de pessoas tem a ver com a lucratividade da sua empresa?

Consultoria estratégica em gestão

O que a gestão de pessoas tem a ver com a lucratividade da sua empresa?

O capital humano dentro de uma organização tem a mesma importância de outras áreas, como a financeira e comercial. A gestão de pessoas possui técnicas essenciais que resultam em um desempenho excelente de colaboradores, o que reflete diretamente na lucratividade do seu negócio. Afinal, o lucro também é gerado por meio do apoio e o esforço de funcionários motivados.

Para uma gestão adequada, é necessário que os líderes conheçam e confiem em sua equipe, aprendam a delegar sem realizar um “micro administração”, estimular a participação dos funcionários nas decisões, ser acessível, ouvir e incorporar o feedback dos colaboradores, comemorar as conquistas e estimular o desenvolvimento.

Para alcançar essas metas, é necessário incluir diversas ações no dia a dia da sua empresa. Por este motivo, separamos as principais bases de gestão de pessoas mais importantes e que refletem automaticamente na lucratividade do seu negócio.

Motivação

As chances de sucesso de um empreendimento são maiores com profissionais motivados. Quando um colaborador se sente satisfeito com seu trabalho, a empresa encontra um parceiro de negócio disposto a fazer parte da história de crescimento do empreendimento, e não somente para cumprir funções.

Comunicação

É necessário abrir um espaço para que o funcionário tenha liberdade para conversar com seu superior, apresentar sugestões e críticas ou tirar dúvidas. A liderança precisa ser acessível para todos e encorajar a resolução de conflitos.

 

Aprendizado, Conhecimento e Competências

A gestão de pessoas é essencial para identificar as competências dos colaboradores e de que forma elas podem ser aplicadas em cada atividade do profissional. Cada perfil se enquadra melhor em determinadas culturas e cargos dentro de uma empresa, e a distribuição correta das funções é essencial para alcançar bons resultados.

Capacitação, Treinamento, Desenvolvimento e Evolução

Aplicar treinamentos e cursos contribuem para capacitar os funcionários e aperfeiçoar as suas funções. Além de gerar um reflexo na qualidade do serviço, a empresa confirma a importância do funcionário para o empreendimento. Se sentir parte do negócio aumenta a produtividade do colaborador.

Líderes são aqueles que conseguem se enxergar como parte da equipe, e não como chefe de um grupo. Ter iniciativa, capacidade de solucionar problemas, ser positivo, apresentar excelente inteligência emocional e flexibilidade são maneiras de alcançar bons resultados para o seu negócio. Para mais dicas, se inscreva na newsletter da Synerhgon. Periodicamente, mandamos conteúdos exclusivos sobre técnicas essenciais de gestão