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O que é logística reversa e qual a importância?

Consultoria estratégica em gestão

O que é logística reversa e qual a importância?

Muito provavelmente você como consumidor, já colaborou com a logística reversa, talvez sem ter prestado atenção para o fato.

Se em algum momento você trocou garrafas de bebidas (vidro ou pet) vazias por outros vasilhames com o conteúdo, visando diminuir o valor da compra, você já participou dessa ação.

Se já depositou pilhas, equipamentos eletrônicos inutilizáveis ou lâmpadas fluorescentes em algum local que se propõe a receber esses materiais, também ali aconteceu o mesmo processo.

Portanto, essa situação ocorre quando uma empresa organiza e sistematiza o retorno de seus produtos para que possam ser reaproveitados, reciclados, reutilizados ou ainda descartados adequadamente.

Neste post, apresentaremos a logística reversa e a sua importância atualmente. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é logística reversa?

A logística reversa diz respeito às ações que envolvem o gerenciamento e a operacionalização do retorno de bens materiais após a sua venda e consumo.

O objetivo dessa ação durante muito tempo foi o de reduzir os custos com as embalagens e reaproveitá-las nos processos industriais.

No início do século XX, alguns fazendeiros faziam a distribuição do leite para seus clientes, deixando volumes cheios e apanhando as garrafas vazias que ficavam em frente às casas.

Atualmente, com o avanço tecnológico e a expansão do comércio, diariamente cada brasileiro deposita no lixo 1,7 kg de resíduos, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelp).

Isso significa um sério problema para o meio ambiente, pois grande parte desses resíduos não são reciclados ou destinados a locais onde possam receber o tratamento adequado. Portanto, acabam contribuindo para a poluição do solo, das matas, mangues e rios, podendo mesmo chegar aos oceanos.

Qual a sua importância?

Quando uma empresa desenvolve ações para realizar a logística reversa, todos ganham, pois:

  • os consumidores podem colaborar com o processo,
  • o governo diminui os índices negativos de poluição,
  • o meio ambiente não é agredido,
  • a empresa ganha notoriedade e a simpatia da sociedade (consumidores).

Diminuir a quantidade de lixo gerada é uma necessidade que não pode ser mais adiada e essa ação, combinada com os processos de reciclagem e reutilização, pode ser a saída para o Brasil e para o mundo no tratamento do lixo.

No nosso país, a Lei nº 12.305, conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos, criou oficialmente o conceito da logística reversa, onde fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes devem se responsabilizar sobre o ciclo de vida dos produtos.

Como aplicá-la?

A aplicação da logística reversa consiste em oportunizar aos consumidores uma maneira de devolver os resíduos dos produtos fabricados ou comercializados por sua empresa.

Para isso, será necessário criar um projeto de gestão que defina:

  • onde será realizada a devolução,
  • como acontecerá,
  • destino dos resíduos recolhidos,
  • formato de divulgação junto aos clientes,
  • viabilização operacional e financeira para o projeto.

Em um primeiro momento pode parecer apenas mais uma ação a ser desenvolvida aumentando a responsabilidade do seu negócio, mas a logística reversa traz ótimos resultados para o seu empreendimento.

Sua empresa pode vender os resíduos para indústrias ou corporações interessadas em transformá-los em matéria-prima ou reutilizá-los em algum outro processo.

Seu negócio é visto pelo público consumidor com admiração, podendo conquistar um grande espaço no mercado e aumentar substancialmente as vendas.

Essa ação chama a atenção de investidores e empresas que buscam relacionamentos com negócios que possuam práticas envolvendo a responsabilidade social, possibilitando oportunidades para o seu empreendimento.

Sua empresa contribui efetivamente para a melhora da qualidade de vida da população e com a preservação do meio ambiente. Isso é agregar valor ao produto!
Agora que você já sabe mais sobre a logística reversa e sua importância, leia nosso post que apresenta as possibilidades de agregar valor ao cliente e aprenda como fazer isso!