Sebrae aponta que 67% dos empreendedores do setor de doces apostam em aumento de vendas para a Páscoa  
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Pesquisa do Sebrae aponta que 67% dos empreendedores do setor de doces apostam em aumento de vendas para a Páscoa  

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Pesquisa do Sebrae aponta que 67% dos empreendedores do setor de doces apostam em aumento de vendas para a Páscoa  

Um estudo divulgado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) nesta segunda (15) aponta que 67% dos empresários que atuam nos setores de confeitaria e doçaria acreditam que as vendas da Páscoa serão melhores do que em 2018. A data é a segunda mais lucrativa do setor perdendo apenas para o Natal. Realizada entre 1º de fevereiro e 1º de março, a pesquisa indicou que 68% dos comerciantes tiveram um faturamento melhor no ano passado, em relação a 2017.

A pesquisa também aponta que 87% dos empresários trabalham na própria residência, um percentual 3% menor em relação ao mesmo período do ano passado, quando foi realizada a primeira pesquisa especificamente voltada para setor. Em relação ao processo de venda, 94% dos negócios atuam por encomenda, sendo que 51% realiza delivery por conta própria e o principal produto comercializado continua sendo os bolos confeitados (50%), seguido pelos doces (23%). Os dados também apontam que 43% não fazem entregas a domicílio.

 

O levantamento mostra que o desempenho financeiro das confeitarias e docerias também cresceu ou ficou estabilizado para 74% dos pequenos empreendedores entrevistados. Somente 12% afirmaram ter apresentado prejuízo no ano passado. Dos 4.622 empresários ouvidos, 53% afirmaram não possuir outras fontes de renda, enquanto 28% estão empregados formal ou informalmente. Os eventos sãos os principais clientes (54%), sendo que os consumidores do dia a dia representam 40% das vendas do setor de confeitaria e doçaria.

A maioria (76%) não trabalha com produtos para fins especiais, mas alguns nichos foram identificados, com destaque para produtos sem lactose, diet e sem glúten (41%), enquanto que os alimentos para veganos e vegetarianos ainda são minoria: 8%. O estudo mostra ainda uma evolução em relação aos chamados produtos premium (orgânicos, sustentáveis ou gourmet, entre outros). Em 2018, 46% dos comerciantes do ramo afirmaram que não vendiam alimentos desta natureza, mas em 2019, o percentual caiu 10%. A maioria tem uma marca (73%), mas não está registrada. A maioria dos negócios que atuam no ramo de confeitaria e doceria (75%) tem até 5 anos de funcionamento e tem até duas pessoas envolvidas na operação do negócio.

Fonte: Sebrae