Por que a inteligência emocional é o segredo para o sucesso?
Muito se fala sobre inteligência emocional e o quanto ela é importante para o sucesso das pessoas e das empresas que contam com colaboradores que possuem e desenvolveram essa característica.
Por muito tempo acreditou-se que as pessoas inteligentes fossem aquelas que alcançavam índices altos nas avaliações realizadas sobre o QI, Quociente de Inteligência.
Na década de 80, Howard Gardner, psicólogo norte-americano, elaborou a teoria das múltiplas inteligências, onde 8 tipos delas precisam ser consideradas para que uma pessoa seja considerada inteligente:
- linguística,
- musical,
- lógica e matemática,
- visual e espacial,
- corporal e cinestésica,
- interpessoal,
- intrapessoal,
- naturalista.
Desses itens, a inteligência emocional surge a partir da análise de como as pessoas lidam com suas emoções interpessoais e intrapessoais. Essa característica tem sido cada vez mais valorizada pelo mercado de trabalho e pelos gestores.
Neste post apresentamos porque desenvolver ela é tão importante para o sucesso dos colaboradores e de sua empresa. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é inteligência emocional?
A inteligência emocional é a capacidade de conhecer, perceber, entender os gatilhos que provocam as diversas emoções e saber lidar com eles.
Segundo a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, existem 27 categorias distintas de emoções que fazem parte do dia-a-dia dos seres humanos.
Saber trabalhá-las de maneira positiva é essencial para que as pessoas consigam o equilíbrio emocional e possam desenvolver suas atividades pessoais e profissionais com qualidade.
É importante destacar que essas emoções fazem parte da vida de todas as pessoas e que a diferença percebida entre os diversos comportamentos resultam da maneira com que o indivíduo trata da situação.
As pessoas emocionalmente inteligentes são aquelas que sabem conviver e lidar com essas emoções, mantendo-se equilibradas e aptas a seguirem com seus propósitos e objetivos mesmo diante de sentimentos negativos.
Diante disso, os resultados esperados pela empresa são alcançados com mais facilidade, pois colaboradores emocionalmente inteligentes sabem lidar com os problemas, absorvê-los e encontrar soluções para a sua resolução.
Como identificar colaboradores com inteligência emocional?
Os colaboradores com inteligência emocional são identificados a partir de seus comportamentos diante das mais diversas situações, pois, possuem:
Autoconsciência
As pessoas que possuem autoconsciência sabem quem são, portanto, conhecem seus pontos fortes, fraquezas e limitações.
A partir desse entendimento, elas exploram o que sabem fazer bem e compreendem os seus limites, assim, não sofrem ou se cobram indevidamente.
Automotivação
A automotivação é uma grande aliada da vida pessoal e profissional, pois, quem a aplica possui:
- perseverança,
- adaptação,
- iniciativa.
As pessoas com automotivação sempre buscam a conquista dos objetivos e são determinadas em resolver as situações.
Empatia
Aqueles que possuem empatia sabem colocar-se no lugar de outras pessoas, percebendo suas dores e necessidades.
Tal atitude possibilita que conflitos não ocorram ou sejam minimizados, pois dificilmente quem possui inteligência emocional se deixa influenciar por situações que possam levar a discussões e desentendimentos.
Controle emocional
Diante de situações adversas, aquele que possui controle emocional consegue controlar e criar situações positivas e menos estressantes.
Conter os impulsos e emoções possibilita que os problemas sejam resolvidos com serenidade e através de boas decisões.
Relacionamentos e interações
Outra forma de reconhecer uma pessoa que possua inteligência emocional está em perceber a sua forma de interagir.
São pessoas emocionalmente disponíveis, influentes, persuasivas e que sabem como lidar com conflitos.
De uma maneira geral, pode-se dizer que pessoas emocionalmente inteligentes são equilibradas e sabem se relacionar consigo mesmas e com os demais em qualquer situação.
Tudo fica mais fácil quando se tem no trabalho pessoas com essas características, facilitando a operação diária e mantendo um bom ambiente na empresa.
O sucesso é uma realidade quando os colaboradores sabem lidar com os problemas internos e se relacionar com clientes, fornecedores e parceiros, possibilitando a resolução dos problemas de maneira calma e transformando dificuldades em oportunidades de negócios.
É importante saber que a inteligência emocional pode ser construída, ou seja, pode ser adquirida a partir de estudos sobre o assunto. Para isso, vale investir na preparação da equipe e contar com líderes que possuam essa característica.
Agora que você já sabe mais a respeito desse assunto, continue conosco e leia nosso post que apresenta a gestão do tempo: a técnica Pomodoro!