Segurança do trabalho: principais normas
A segurança do trabalho é fundamental para toda empresa, proporcionando um ambiente mais seguro para que os colaboradores exerçam suas atividades.
Trata-se de um conjunto de normas determinado pela legislação e que, portanto, deve ser conhecido pelos gestores de um empreendimento para evitar complicações futuras.
Para saber mais sobre segurança do trabalho e conhecer suas principais normas, continue a leitura do post!
No que consiste a segurança do trabalho?
A segurança do trabalho corresponde a um conjunto de medidas aplicadas por uma empresa para promover a segurança de seus colaboradores.
Assim, tratam-se de ações que evitem acidentes no ambiente de trabalho ou até mesmo doenças ocupacionais causadas por suas atividades.
Além de contribuir com a integridade, saúde e proteção dos trabalhadores, essas medidas também promovem um ambiente mais agradável que traz mais produtividade para a equipe.
Para a empresa, um dos benefícios é a redução de custos jurídicos com possíveis processos em decorrência de acidentes ou quaisquer prejuízos à saúde dos colaboradores.
Colocar a segurança do trabalho em prática envolve uma série de normas estabelecidas pela legislação e que devem ser conhecidas e seguidas pela gestão de um empreendimento.
Quais as principais normas?
A segurança do trabalho é regida por 37 normas regulamentadoras (NR), que trazem uma série de situações com as quais diferentes empresas podem lidar no dia a dia.
Entre elas, podemos citar aquelas que são mais gerais e indicam os principais aspectos aos quais a empresa deve estar atenta:
- NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA),
- NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA),
- NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidades,
- NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos,
- NR-15 – Atividades e Operações Insalubres,
- NR 16 – Atividades e Operações Perigosas,
- NR 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho.
Há, ainda, algumas NRs que regulamentam aspectos mais específicos de setores particulares, como:
- NR 14 – Fornos,
- NR 19 – Explosivos,
- NR 22 – Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração.
Assim, cabe ao empreendimento analisar quais das normas necessitam de mais atenção por parte da gestão, avaliando sua relevância para as atividades desempenhadas pela empresa.
A segurança do trabalho para a indústria têxtil, por exemplo, demanda cuidados que um escritório não exige. Contar com bons profissionais para essa assessoria é essencial.
Como manter a segurança prevista em lei?
O primeiro passo para implementar a segurança do trabalho de maneira eficaz, trazendo mais proteção aos membros da equipe, é a realização de um levantamento técnico acerca dos riscos trazidos pelas atividades desenvolvidas na empresa.
Trata-se, portanto, de uma avaliação inicial que procure compreender quais são os perigos aos quais o trabalhador está exposto e encontrar maneiras de solucionar esses problemas.
Além disso, a adequação à legislação é de extrema importância para que o empreendimento não encontre complicações com a lei e mantenha suas atividades regularizadas.
Para isso, uma boa assessoria técnica pode fazer toda a diferença, trazendo o serviço de profissionais especializados na área, que contribuam para o alinhamento da empresa com os dispositivos legais vigentes.
Você já conhecia a importância da segurança do trabalho? Continue por aqui e aprenda mais sobre modelos de trabalho e como a pandemia impactou esse cenário!