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Segurança do trabalho: principais normas

Consultoria estratégica em gestão

Segurança do trabalho: principais normas

A segurança do trabalho é fundamental para toda empresa, proporcionando um ambiente mais seguro para que os colaboradores exerçam suas atividades.

Trata-se de um conjunto de normas determinado pela legislação e que, portanto, deve ser conhecido pelos gestores de um empreendimento para evitar complicações futuras.

Para saber mais sobre segurança do trabalho e conhecer suas principais normas, continue a leitura do post!

No que consiste a segurança do trabalho?

A segurança do trabalho corresponde a um conjunto de medidas aplicadas por uma empresa para promover a segurança de seus colaboradores.

Assim, tratam-se de ações que evitem acidentes no ambiente de trabalho ou até mesmo doenças ocupacionais causadas por suas atividades.

Além de contribuir com a integridade, saúde e proteção dos trabalhadores, essas medidas também promovem um ambiente mais agradável que traz mais produtividade para a equipe.

Para a empresa, um dos benefícios é a redução de custos jurídicos com possíveis processos em decorrência de acidentes ou quaisquer prejuízos à saúde dos colaboradores.

Colocar a segurança do trabalho em prática envolve uma série de normas estabelecidas pela legislação e que devem ser conhecidas e seguidas pela gestão de um empreendimento.

Quais as principais normas?

A segurança do trabalho é regida por 37 normas regulamentadoras (NR), que trazem uma série de situações com as quais diferentes empresas podem lidar no dia a dia. 

Entre elas, podemos citar aquelas que são mais gerais e indicam os principais aspectos aos quais a empresa deve estar atenta:

  • NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), 
  • NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA),
  • NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidades,
  • NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos,
  • NR-15 – Atividades e Operações Insalubres,
  • NR 16 – Atividades e Operações Perigosas,
  • NR 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho.

Há, ainda, algumas NRs que regulamentam aspectos mais específicos de setores particulares, como:

  • NR 14 – Fornos,
  • NR 19 – Explosivos,
  • NR 22 – Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração.

Assim, cabe ao empreendimento analisar quais das normas necessitam de mais atenção por parte da gestão, avaliando sua relevância para as atividades desempenhadas pela empresa.

A segurança do trabalho para a indústria têxtil, por exemplo, demanda cuidados que um escritório não exige. Contar com bons profissionais para essa assessoria é essencial.

Como manter a segurança prevista em lei?

O primeiro passo para implementar a segurança do trabalho de maneira eficaz, trazendo mais proteção aos membros da equipe, é a realização de um levantamento técnico acerca dos riscos trazidos pelas atividades desenvolvidas na empresa.

Trata-se, portanto, de uma avaliação inicial que procure compreender quais são os perigos aos quais o trabalhador está exposto e encontrar maneiras de solucionar esses problemas.

Além disso, a adequação à legislação é de extrema importância para que o empreendimento não encontre complicações com a lei e mantenha suas atividades regularizadas.

Para isso, uma boa assessoria técnica pode fazer toda a diferença, trazendo o serviço de profissionais especializados na área, que contribuam para o alinhamento da empresa com os dispositivos legais vigentes.
Você já conhecia a importância da segurança do trabalho? Continue por aqui e aprenda mais sobre modelos de trabalho e como a pandemia impactou esse cenário!