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Centro de custo: quais os tipos?

Consultoria estratégica em gestão

Centro de custo: quais os tipos?

O centro de custo é um formato inteligente adotado por empresas de todo o mundo para controlar e monitorar os resultados dos diversos setores de uma organização.

Independente do tamanho da empresa e do número de colaboradores, todas possuem áreas específicas que precisam ser administradas e funcionar adequadamente para se atingirem os objetivos desejados, como, por exemplo:

  • produção,
  • financeira,
  • comercial,
  • faturamento,
  • logística, etc.

Cada uma dessas áreas desenvolve tarefas indispensáveis. No entanto, exigem investimentos e possuem custos que precisam ser constantemente avaliados.

Controlar as contas e conhecer o quanto cada setor ou atividade da empresa consome em recursos financeiros ajuda o empreendedor a localizar possíveis problemas e fazer os ajustes necessários para obter sucesso nos negócios.

Neste post, apresentaremos o centro de custo e quais os tipos existentes. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!

O que é um centro de custo?

Centro de custo é uma maneira de separar e reconhecer por setores as responsabilidades que uma empresa possui em termos:

  • financeiros,
  • operacionais,
  • econômicos.

Através da adoção dessa estratégia organizacional é possível conhecer detalhadamente as receitas e despesas da empresa, sabendo exatamente o quanto cada setor gasta e colabora no dia a dia das operações.

Uma pesquisa, realizada pelo SPC Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostrou que 58% dos brasileiros admitem não realizar o controle financeiro de maneira contínua e organizada.

Grande parte desses entrevistados são empreendedores, o que acaba refletindo essa realidade em suas empresas.

Em função disso, as decisões que envolvem compras e investimentos são realizadas sem uma avaliação criteriosa a respeito da saúde financeira do empreendimento, o que muitas vezes pode causar sérios problemas e prejuízos à operação.

Qual a sua importância?

Conhecer detalhadamente o quanto cada setor representa em custos para a empresa é fundamental para se alcançar os resultados desejados.

É através dos centros de custos que a alta administração consegue avaliar se o empreendimento está no caminho previsto ou se mudanças precisam ser tomadas para corrigir possíveis distorções que comprometam a lucratividade.

O controle eficaz das finanças permite que uma empresa alcance os seguintes resultados:

  • melhoria nos processos produtivos,
  • compartilhamento das responsabilidades com cada setor,
  • diminuição das despesas,
  • facilidade e melhoria na análise dos resultados,
  • tomadas de decisões assertivas para o alcance das metas estabelecidas.

Quais seus tipos?

Existem dois tipos de centro de custo que precisam ser avaliados de formas distintas, pois seus objetivos operacionais são diferentes.

Centro de custo produtivos

São chamados de produtivos todos os setores ou departamentos que possuem um envolvimento direto com a lucratividade da empresa.

São considerados produtivos ou diretos, setores como:

  • linha de montagem de uma fábrica,
  • área de prestação de serviços aos clientes,
  • departamento de vendas e marketing.

Neste caso, é fácil verificar os valores gastos e o lucro obtido com a operação, mas existem ainda muitas outras despesas que precisam ser consideradas para a avaliação dos resultados.

Centro de custo não produtivos

O centro de custo não produtivo é aquele que não possui atividades diretamente ligadas aos resultados do empreendimento. Porém, são indispensáveis para o sucesso da operação.

Esses setores não geram receitas, como, por exemplo:

  • área de recursos humanos,
  • setor de análise de crédito e cobrança,
  • zeladoria e segurança.

Como se observa, essas áreas geram apenas despesas. Entretanto, tornam-se imprescindíveis para o alcance dos objetivos.

Controlar todos os setores e avaliar o quanto cada um contribui para o atingimento dos resultados só é possível de ser realizado se os empreendedores souberem efetivamente o quanto custa cada área da sua organização.

A melhor maneira para isso é adotar o centro de custo, uma maneira fácil, adequada e confiável em conhecer detalhadamente a operação e os resultados obtidos.
Agora que você conhece mais sobre esse importante assunto, leia também nosso post que apresenta o controle de estoque: como gerenciar as entradas e saídas de materiais!