Quais são os principais tipos de logística reversa?
O meio ambiente pede socorro já faz algum tempo e uma forma de auxiliar o planeta está em conhecer e adotar os tipos de logística reversa existentes.
A conscientização e obrigações a serem assumidas com relação a esse assunto envolvem:
- governo,
- empresas,
- cidadãos.
Para se ter ideia do momento difícil que atravessamos com relação aos prejuízos causados à natureza, segundo o Sindicato Nacional de Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), no Brasil são produzidos anualmente 80 milhões de toneladas de resíduos.
Isso significa que cada cidadão brasileiro produz quase 1 quilo de lixo por dia e grande parte desses resíduos são lançados em aterros sanitários, lixões e até mesmo nos rios, florestas e mangues.
Uma maneira prática de amenizar o problema é a adoção de alguns tipos de logística reversa que podem colaborar efetivamente para o reúso e reciclagem de milhões de toneladas de resíduos sólidos. Continue lendo nosso artigo e saiba mais a respeito!
Qual a importância da logística reversa?
Através da logística reversa é possível fazer com que os resíduos sólidos que são jogados no lixo voltem a fazer parte do ciclo de produção das indústrias.
Isso significa transformar o lixo em… matéria-prima. Entre outros, alguns produtos podem sofrer esse processo:
- plástico,
- metal,
- papel,
- vidro.
Dados apresentados pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) mostram que no Brasil apenas 2,1% do total de resíduos coletados são reciclados.
Diante desses impressionantes números, não é difícil compreender a importância da logística reversa nesse processo, afinal, além do desperdício ocasionado pela falta da reciclagem, problemas ambientais são percebidos em todo o país, afetando diretamente a qualidade de vida da população.
Tipos de logística reversa existentes
Muitas ações podem ser tomadas com a implementação de uma política a esse respeito, onde alguns tipos de logística reversa podem ser avaliadas.
Além de contribuir com o meio ambiente e com um futuro sustentável, as empresas que adotam essas práticas acabam recebendo o prestígio da sociedade, pois são vistas sob outra perspectiva pelos consumidores.
Um estudo, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, mostra que 68% dos consumidores valorizam cada vez mais os empreendimentos sustentáveis, situação que acaba refletindo nas vendas e faturamento dessas organizações.
Vamos conhecer os tipos de logística reversa que podem ser adotados por sua empresa:
Pós-consumo
Dentre os tipos de logística reversa, o pós-consumo é o mais fácil de ser realizado, pois se trata de uma estratégia que possibilita às pessoas o descarte adequado de produtos que possam ser reutilizados, como, por exemplo, as embalagens.
Esses materiais podem sofrer o processo de reciclagem, tendo como resultado a diminuição de lixo, o reaproveitamento dos produtos e a diminuição do uso de recursos naturais para a fabricação de novas mercadorias.
Pós-venda
A logística reversa de pós-venda é aquela que reaproveita os produtos que, por algum defeito ou negativa por parte do consumidor, foram devolvidos ao fornecedor.
Além de garantir a satisfação do cliente em função da troca, é fundamental que os materiais que não possam mais ser comercializados sejam inseridos novamente nas linhas de produção, onde são reaproveitados e transformam-se em novos produtos ou passam pelo processo de reciclagem.
Reuso
O reuso é outra forma interessante, passível de ser realizada pela maioria das empresas, onde caixas e embalagens podem ser reaproveitadas para transporte de outras mercadorias.
Além disso, já é tradicional a troca desses itens para reaproveitamento, tais como:
- garrafas,
- botijões,
- galões de água.
Diante dessas possibilidades, vale a pena que sua empresa realize um estudo sobre os tipos de logística reversa e de que maneira é possível colaborar para minimizar os problemas gerados com o descarte indevido dos materiais.
Pense a esse respeito e possibilite que o seu negócio receba o reconhecimento da sociedade como um empreendimento sustentável.
Agora que você já conhece mais sobre esse assunto, continue conosco e leia nosso artigo que apresenta algumas formas para agregar valor aos clientes!