Quais são os principais tipos de logística reversa? - Synerhgon
R. São Vicente de Paulo, 650,Cj. 12 - Higienópolis - SP
(11) 3825-6751 / (11) 99607- 8855
synergia@synerhgon.com.br

Quais são os principais tipos de logística reversa?

Consultoria estratégica em gestão

Quais são os principais tipos de logística reversa?

O meio ambiente pede socorro já faz algum tempo e uma forma de auxiliar o planeta está em conhecer e adotar os tipos de logística reversa existentes.

A conscientização e obrigações a serem assumidas com relação a esse assunto envolvem:

  • governo,
  • empresas,
  • cidadãos.

Para se ter ideia do momento difícil que atravessamos com relação aos prejuízos causados à natureza, segundo o Sindicato Nacional de Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), no Brasil são produzidos anualmente 80 milhões de toneladas de resíduos.

Isso significa que cada cidadão brasileiro produz quase 1 quilo de lixo por dia e grande parte desses resíduos são lançados em aterros sanitários, lixões e até mesmo nos rios, florestas e mangues.

Uma maneira prática de amenizar o problema é a adoção de alguns tipos de logística reversa que podem colaborar efetivamente para o reúso e reciclagem de milhões de toneladas de resíduos sólidos. Continue lendo nosso artigo e saiba mais a respeito!

Qual a importância da logística reversa?

Através da logística reversa é possível fazer com que os resíduos sólidos que são jogados no lixo voltem a fazer parte do ciclo de produção das indústrias.

Isso significa transformar o lixo em… matéria-prima. Entre outros, alguns produtos podem sofrer esse processo:

  • plástico,
  • metal,
  • papel,
  • vidro.

Dados apresentados pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) mostram que no Brasil apenas 2,1% do total de resíduos coletados são reciclados.

Diante desses impressionantes números, não é difícil compreender a importância da logística reversa nesse processo, afinal, além do desperdício ocasionado pela falta da reciclagem, problemas ambientais são percebidos em todo o país, afetando diretamente a qualidade de vida da população.

Tipos de logística reversa existentes

Muitas ações podem ser tomadas com a implementação de uma política a esse respeito, onde alguns tipos de logística reversa podem ser avaliadas.

Além de contribuir com o meio ambiente e com um futuro sustentável, as empresas que adotam essas práticas acabam recebendo o prestígio da sociedade, pois são vistas sob outra perspectiva pelos consumidores.

Um estudo, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, mostra que 68% dos consumidores valorizam cada vez mais os empreendimentos sustentáveis, situação que acaba refletindo nas vendas e faturamento dessas organizações.

Vamos conhecer os tipos de logística reversa que podem ser adotados por sua empresa:

Pós-consumo

Dentre os tipos de logística reversa, o pós-consumo é o mais fácil de ser realizado, pois se trata de uma estratégia que possibilita às pessoas o descarte adequado de produtos que possam ser reutilizados, como, por exemplo, as embalagens.

Esses materiais podem sofrer o processo de reciclagem, tendo como resultado a diminuição de lixo, o reaproveitamento dos produtos e a diminuição do uso de recursos naturais para a fabricação de novas mercadorias.

Pós-venda

A logística reversa de pós-venda é aquela que reaproveita os produtos que, por algum defeito ou negativa por parte do consumidor, foram devolvidos ao fornecedor.

Além de garantir a satisfação do cliente em função da troca, é fundamental que os materiais que não possam mais ser comercializados sejam inseridos novamente nas linhas de produção, onde são reaproveitados e transformam-se em novos produtos ou passam pelo processo de reciclagem.

Reuso

O reuso é outra forma interessante, passível de ser realizada pela maioria das empresas, onde caixas e embalagens podem ser reaproveitadas para transporte de outras mercadorias.

Além disso, já é tradicional a troca desses itens para reaproveitamento, tais como:

  • garrafas,
  • botijões,
  • galões de água.

Diante dessas possibilidades, vale a pena que sua empresa realize um estudo sobre os tipos de logística reversa e de que maneira é possível colaborar para minimizar os problemas gerados com o descarte indevido dos materiais.

Pense a esse respeito e possibilite que o seu negócio receba o reconhecimento da sociedade como um empreendimento sustentável.
Agora que você já conhece mais sobre esse assunto, continue conosco e leia nosso artigo que apresenta algumas formas para agregar valor aos clientes!