ROA: o que é e como pode ajudar a minha empresa? - Synerhgon
R. São Vicente de Paulo, 650,Cj. 12 - Higienópolis - SP
(11) 3825-6751 / (11) 99607- 8855
synergia@synerhgon.com.br

ROA: o que é e como pode ajudar a minha empresa?

Consultoria estratégica em gestão

ROA: o que é e como pode ajudar a minha empresa?

Você sabia que existe um indicador que diz o quanto a sua empresa é rentável em relação ao seu total de ativos?  O ROA, (Return on Assets, na sigla em inglês), ou Retorno sobre o Ativo, é uma importante ferramenta na gestão financeira de qualquer negócio, grande ou pequeno, já que fornece uma visão da eficiência da gestão empresarial utilizando dados dos seus ativos para gerar ganhos.

O cálculo do retorno sobre o ativo analisa a capacidade que uma empresa tem de gerar lucros. Ou seja, o ROA nos informa ganhos gerados a partir do capital que foi investido em ativos, como por exemplo: estoques de matéria-prima ou produtos, máquinas, equipamentos e até mesmo contas de ativos financeiros, como investimentos ou duplicatas ainda a receber. Quando falamos em ativos também estão inclusas as contas onde são registrados os bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio da empresa.

Importância do ROA

Saber o ROA da sua empresa é essencial para:

  • Ter conhecimento de como a margem de lucro aumenta ou se deteriora;
  • Medir a eficiência dos ativos permanentes em produzir vendas;
  • Avaliar a gestão do capital de giro;
  • Estabelecer medidas para controlar custos e despesas em função do volume de vendas.

O indicador é diretamente ligado à alavancagem financeira, que é o montante da dívida na estrutura de capital da empresa para que sejam comprados mais ativos. Por exemplo, se uma empresa tem a alavancagem financeira elevada, isso quer dizer que ela recorre a muito endividamento externo para financiar a compra dos ativos de seus ativos. Desse modo, o ROA também é importante para entender o lucro da empresa sobre cada um de seus ativos, ou o grau de alavancagem financeira da empresa.



Como fazer o Cálculo do ROA

O cálculo do Retorno Sobre o Ativo é direto e seus componentes são localizados nas demonstrações financeiras da empresa. O resultado do cálculo é dado em porcentagem e sua fórmula é:

 

Retorno sobre o Ativo = Lucro Operacional / Ativo Total Médio

 

Você pode encontrar o lucro operacional verificando o demonstrativo do resultado de exercício (DRE). Para isso, devemos primeiro encontrar o resultado antes dos resultados financeiros e dos tributos e, em seguida subtrair este valor do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro. Já o valor do Ativo Total Médio é encontrado no Balanço Patrimonial.

É importante ressaltar que o ROA sozinho não é a ferramenta ideal para a avaliação de investimentos porque os ativos em questão são fixos (e não intangíveis, como pessoas ou ideias), avaliados no balanço. O Retorno Sobre o Ativo também pode ser um indicador útil na comparação anual do desempenho de uma empresa, podendo ser usado para comparar duas empresas similares.

Nesse caso, é necessário um melhor entendimento do tipo de negócio, visto que algumas empresas utilizam quantidades maiores de ativos fixos para produzir bens e serviços para venda.

Agora você já sabe o que é o Retorno sobre o Ativo (ROA) e pode aplicar o cálculo na análise financeira da sua empresa para otimizar a gestão. Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente!

A Synerhgon é uma empresa de consultoria formada por uma equipe de profissionais especializados em diversas áreas da gestão empresarial. Entre em contato conosco e faça um diagnóstico gratuito da gestão da sua empresa.