Retorno sobre Investimento (ROI): o que é, como e por que é importante calcular
ROI (retorno sobre investimento ou, em inglês, return on investment) é um indicador financeiro capaz de auxiliar no planejamento de metas tangíveis para uma organização. Por meio dele, pode-se entender se um investimento é válido ou não. Esse número também é importante para analisarmos quando investir ou como otimizar um investimento realizado para determinado canal.
Existe uma fórmula simples para calcular o ROI, que consiste em dividir o lucro pelo investimento. Na prática, imagine que sua empresa teve um ganho de 200 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 100 mil. Utilizando a fórmula acima, é possível calcular, que:
- ROI = 200.000 – 100.000 / 100.000
Resultado (ROI) = 1.
Ou seja, no caso acima a empresa lucrou o dobro o valor investido inicialmente.
O ROI pode ser usado para calcular qualquer tipo de investimento na organização, como por exemplo as campanhas de marketing ou novos computadores para a equipe. Por isso, é importante que os gestores compreendam plenamente o conceito da métrica para que metas alcançáveis sejam definidas.
Se quiser conhecer também a diferença entre ROI e ROE, acesse a nossa matéria sobre o tema.