Saiba como reformular a gestão financeira de seu negócio
R. São Vicente de Paulo, 650,Cj. 12 - Higienópolis - SP
(11) 3825-6751 / (11) 99607- 8855
synergia@synerhgon.com.br

Saiba como reformular a gestão financeira de seu negócio

Consultoria estratégica em gestão

Saiba como reformular a gestão financeira de seu negócio

A gestão financeira de um empreendimento depende de uma boa avaliação, análise e elaboração de estratégias relacionadas à captação, manutenção e administração do que é obtido e gasto pela empresa.

A administração adequada identifica onde estão concentrados os investimentos, as despesas e quais são as ações que potencializam a lucratividade do seu negócio. Pensando no sucesso do seu empreendimento, criamos esse artigo com cinco dicas indispensáveis na hora de reformular a gestão financeira da sua empresa.

Controle do fluxo de caixa

Conforme abordamos neste artigo , é fundamental que o gestor saiba como operar o fluxo de caixa. O modelo apresenta informações sobre todas as movimentações financeiras realizadas pela empresa e aponta o momento apropriado de aplicar e captar dinheiro, bem como identificar a necessidade de ter mais atenção aos recursos financeiros do negócio no futuro.

Com o modelo, é possível saber quais são as contas a pagar, as contas a receber, os pagamentos atrasados, as dívidas, entre outras informações monetárias. Despesas fixas como água, luz e aluguel devem ser analisadas todos os meses, pois são indispensáveis para a continuidade do negócio.

Com os dados financeiros em mãos, a empresa consegue realizar projeções de resultados a curto e longo prazo.

Controle preciso do estoque

O controle do estoque apresenta qual quantidade de produtos a empresa deve ter para dar conta de atender às demandas do mercado e receber novos produtos quando necessário. Com isso, a empresa não fica com nenhum produto parado em seu estoque, pois uma mercadoria parada pode causar perda de dinheiro.

Administração e controle de clientes

Para manter a gestão financeira do seu negócio ativa, é necessário realizar uma busca contínua por novos clientes e manter o relacionamento com os atuais. Além disso, é importante ter uma variedade de clientes para garantir um fluxo de caixa. Devemos lembrar que o cliente é quem determina o que faremos e a demanda parte de suas necessidades. É necessário atender e oferecer informações que garantem a experiência dos clientes com seu produto ou serviço.

A fidelização acontece por meio da manutenção da qualidade de produtos e serviços oferecidos e ações de relacionamento. Um cliente feliz com sua empresa se tornará um divulgador do seu negócio para todos os seus conhecidos.



Controle e análise de tributos

Gestores de finanças e profissionais de contabilidade possuem responsabilidades quanto a questão tributária e verba para o pagamento de tributos obrigatórios. Essas obrigações precisam de um controle rígido para que nenhum pagamento seja realizado com atraso, assim é possível evitar multas e juros.

Controle dos processos

O controle dos processos realizados pela gestão financeira garante que as informações se mantenham seguras e claras durante as estratégias empresariais. Esse monitoramento pode se realizado por meio de softwares de gestão financeira. Fáceis de usar, eles automatizam cálculos e relatórios para análises, integram as finanças da empresa e contribuem para a redução do tempo de execução das tarefas de rotina e avaliação de resultados.

Quer descobrir quais outros itens você deve ficar atento na hora de reformular a gestão financeira do seu negócio? Faça o diagnóstico gratuito da Synerhgon. Em menos de cinco minutos, você descobre qual área da sua empresa precisa de mais atenção.