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Seis dicas para otimizar sua sessão de brainstorming

Consultoria estratégica em gestão

Seis dicas para otimizar sua sessão de brainstorming

Muitas empresas usam o brainstorming (ou “tempestade de ideias”, em português) para solucionar problemas em grupo, criar de maneira inovadora e ainda engajar a equipe. A única questão envolvendo método criado pelo publicitário Alex Osborn em 1940, porém, é que muitas vezes esse processo pode tomar tempo e ser pouco produtivo.

Por isso listamos seis dicas de como otimizar a sua sessão de brainstorming. Afinal de contas, ele é um ótimo primeiro passo rumo à solução de problemas. Prepare a sua equipe para todas as possibilidades e ideias propostas, até mesmo as mais malucas, e boa sorte!

6 – Defina um líder para ser o direcionador

Atribua a função de moderador a alguém para orientar a sessão. Embora o foco do brainstorm seja o livre fluxo de ideias, isso pode rapidamente sair do controle quando muitas pessoas estão envolvidas.

O moderador deve ser alguém que conheça todo o escopo do projeto e que seja visto como figura autoritária. Entretanto, essa pessoa não deve dominar a conversa ou até mesmo apresentar muitas ideias — isso pode intimidar alguns participantes —, mas sim afastar temas improdutivos e tomar de volta o caminho em direção ao pensamento original e ao trabalho em equipe.

5 – Propicie um ambiente sem julgamento para as ideias de sua equipe

Incentive todos os participantes a compartilhar as suas ideias sem medo de julgamentos, quanto mais pessoas participarem, mais pontos de vista e ideias diferentes surgirão. Mesmo que nem todas as propostas sejam usadas, isso estimula a criatividade do grupo.

4 – Marque o tempo no cronômetro

Para aumentar a eficiência da sessão de brainstorming, cronometre o tempo das anotações. Isso ajudará a equipe a se concentrar na geração de ideias durante o processo sem perder o foco. Desse modo, pensar em ideias criativas em um curto espaço de tempo acaba se tornando um desafio ao invés de uma obrigação.


3 – Anote e classifique as ideias da sua equipe

Faça o registro das ideias que surgiram na sessão de brainstorming.  Dessa forma, nada será esquecido e isso facilitará a análise. De preferência, anote tudo em um lugar que esteja visível para todos, como um quadro ou uma cartolina.

Outro jeito de registrar as ideias é usando post-its, que facilitam o rápido registro, a edição e até mesmo o descarte. Por fim, separe as ideias e as classifique em categorias, organizando-as por semelhança de conteúdo.

2- Cuidado com o pensamento de grupo

O pensamento de grupo é algo perigoso uma vez que ele fecha os pontos de vista externos e impede que o grupo veja as coisas por diferentes perspectivas.  A tempestade de ideia pode levar ao caso, já que muitas equipes tendem a chegar às mesmas conclusões sem muito pensamento crítico.

Um método de cortar o problema na raiz é trocando totalmente de assunto e lançando uma declaração sem muito nexo para o grupo. Por exemplo, você pode dizer algo do tipo: “Eu acho que o mascote da Copa do Mundo representou muito bem o país, e vocês? Então volte para o tópico da sessão depois que você tiver pontos de vista divergentes começando a surgir.

1 – Selecione as melhores ideias

Ainda em grupo, analise criticamente ideias que foram sugeridas durante o brainstorming e selecione as melhores — lembre-se de afastar soluções utópicas.  Depois, observe se elas se propõem a solucionar o foco do problema e se são palpáveis.