Pequenas Empresas: Como fidelizar clientes
Fidelizar clientes é sempre um desafio. Apresentamos algumas práticas que contribuem para esse objetivo:
1. Conhecer o perfil do cliente
Para planejar como fidelizar clientes é necessário conhecê-los. O que o cliente entende por qualidade, isto é, o que pode gerar valor na sua experiência de compra? O que influencia na sua decisão final? Por quais produtos ou serviços ele se interessa?
Estes são elementos que determinam o “caminho” que o cliente percorre até a compra e são importantes para desenvolver uma estratégia de fidelização.
2. Cadastrar o cliente
De forma a identificar características e poder manter contato com os clientes, são necessários dados básicos como endereço, idade, sexo e meios de contato.
3. Aplicar pesquisas de satisfação e sugestões
Juntar as questões que a empresa quer esclarecer acerca das preferências do cliente com a possibilidade de ele emitir sua opinião sobre aqueles assuntos
Uma forma de garantir que as pesquisas sejam respondidas é bonificar o cliente por isso. Formular as questões com respostas em escala numérica facilita a apuração dos resultados. Uma boa prática é abrir espaço para comentários e sugestões.
4. Exercitar a excelência no atendimento
Uma vez que se tenha ciência de quais são os valores e desejos do cliente, o atendimento deve ser orientado para exceder essas expectativas, de forma a satisfazê-lo plenamente.
Para isso, é importante o treinamento da equipe de frente. Isso vale também para as vendas em ambiente virtual: a experiência de compra deve ser concluída da maneira mais simples possível.
5. Usar o Marketing digital e as redes sociais
Manter a marca em evidência e a comunicação fácil e constante com o cliente são importantes ações de relacionamento que contribuem com a fidelização.
Da mesma forma, monitorar como a marca é vista, quais as dificuldades os clientes reportam e oferecer rápida resposta criam uma imagem positiva junto ao público alvo.
6. Parcerias com negócios complementares
Alguns empreendimentos podem identificar negócios que atuam em segmentos complementares, o que facilita acordos de parcerias estratégicas.
7. Desenvolver um programa de fidelização
Com base nas informações que a empresa detém sobre seus clientes, pode criar um programa de fidelidade, com a intenção de estimular tanto o seu retorno como a indicação a novos clientes.
Clientes fiéis devem ter vantagens, representadas por promoções exclusivas, descontos ou bonificações especiais.
Mauricio Prieto é sócio-diretor da Synerhgon