R. São Vicente de Paulo, 650,Cj. 12 - Higienópolis - SP
(11) 99607- 8855
synergia@synerhgon.com.br

A gestão financeira do fluxo de caixa pode salvar a sua empresa

Consultoria estratégica em gestão

A gestão financeira do fluxo de caixa pode salvar a sua empresa

O fluxo de caixa é um item da gestão empresarial que controla a movimentação financeira ao longo de um determinado período. Este sistema serve para que o empreendedor consiga visualizar o andamento das ações financeiras, e definir o momento ideal para movimentar o dinheiro sem correr o risco de ficar sem recursos.

Para que o fluxo de caixa tenha qualidade, é necessário controlar rigorosamente as entradas e saídas da empresa. Apesar de ser muito simples, o sistema exige que o empreendedor tenha disciplina para registrar todas as movimentações e interpretá-las. Com isto, será possível identificar esse o seu negócio terá dinheiro no futuro, se é possível estender o prazo para algum cliente, negociar com fornecedores ou realizar um empréstimo.

Confira duas maneiras de controlar o fluxo de caixa da sua empresa:

Fluxo de Caixa Real

No fluxo de caixa real, todos os lançamentos são colocados na planilha e alterados diariamente conforme a entrada e saída dos recursos. Este procedimento precisa ser rigoroso e incluir todos os valores, sejam eles altos ou baixos. Isso é necessário para não gerar falsa leitura e provocar uma compreensão incorreta da realidade financeira da empresa.

 Fluxo de Caixa Projetado

Baseado nas informações do fluxo de caixa real, o fluxo de caixa projetado apresenta as ações que podem ser realizadas futuramente pela empresa. A partir dos lançamentos realizados e prazos definidos, é possível identificar não só as entradas e saídas, como também planejar as estratégias financeiras do negócio com base em seus resultados. O sistema tem três funções:

  • Organização: projetar a realização de pagamentos e recebimentos.
  • Correção: projetar ajustes para estancar perdas e sair do vermelho.
  • Afirmação: projetar investimentos no crescimento e na expansão do negócio.

O fluxo de caixa cumpre um importante papel na saúde financeira do negócio, pois ajuda as empresas a definirem o planejamento operacional com dados claros e precisos.