Entenda a Metodologia 5S e saiba como ela pode contribuir na gestão do seu negócio
As ferramentas de qualidade auxiliam as empresas no processo de melhoria contínua dos produtos e serviços por meio de uma mudança cultural e organizacional interna que atinge todos os funcionários que fazem parte da organização. Uma delas é a metodologia 5S, que tem como base a aplicação de mudanças para aperfeiçoar diversas áreas da empresa.
A convivência com os cinco sensos contribui para que a equipe compreenda o papel de cada colaborador. Todos fazem parte da pirâmide dos resultados alcançados quando há a consciência da disciplina e dos objetivos da empresa. Pela experiência da Synerhgon em diversas empresas, os resultados realmente aparecem em pouco tempo. Confira abaixo como funciona cada etapa da metodologia 5S:
• SEIRI – Senso de utilização:
Estimula a manutenção apenas daquilo que é necessário para a realização das atividades e promove o descarte de de materiais, equipamentos, dados e ferramentas. Com isso, há ganho de espaço, facilidade na limpeza, controle de estoques, redução dos custos e preparo para a implementação das fases restantes da metodologia 5S.
• SEITON – Senso de organização:
Apresenta importância de ter as ferramentas disponíveis para facilitar o acesso e a utilização durante o trabalho. Para isso, é necessário a criação de alguns padrões compatíveis com a equipe, como painéis, etiquetas, estantes, entre outros.
• SEISO – Senso de limpeza:
Define a importância de eliminar a sujeira, resíduos e objetos desnecessários ao ambiente. Abrange o relacionamento pessoal e um ambiente de trabalho onde impere a transparência, a honestidade, a franqueza e o respeito. Os resultados da implementação desta etapa são a melhoria no relacionamento interpessoal, conservação de ferramentas e equipamentos e redução dos riscos de acidentes.
• SEIKETSU – Senso de padronização e saúde:
Com a função de manter a execução dos três primeiros “s”, o Seiketsu é uma etapa ligada à fixação de padrões de cores, formas, iluminação, localização e diversos outros itens que fazem parte do ambiente profissional. O conceito também abrange a saúde dos colaboradores e orienta a verificação do estado dos banheiros, refeitórios, salas de trabalho, entre outros.
• SHITSUKE – Senso de disciplina ou autodisciplina:
Composta por padrões éticos e morais do indivíduos, a última etapa da metodologia é definida pelo comprometimento pessoal com as anteriores. Só é executada de fato quando os indivíduos cumprem com o trabalho mesmo sem a vigilância permanente dos superiores. Assim, é possível alcançar melhor qualidade, produtividade e segurança.
A convivência com os cinco sensos contribui para que a equipe compreenda o papel de cada colaborador dentro de uma organização. Todos fazem parte da pirâmide dos resultados alcançados quando há a consciência da disciplina.