Gestão de resultados: duas técnicas que contribuem para alavancar o seu planejamento
Aplicar técnicas de gestão empresarial no seu negócio é essencial para obter os resultados do seu planejamento. Recentemente, produzimos um artigo sobre a gestão à vista, que estimula a transparência das informações sobre um projeto para todos os colaboradores. Agora vamos mostrar mais duas estratégias essenciais para as empresas: gestão de resultados organizacionais e de KPIs.
Gestão de Resultados Organizacionais
Criado em 1950 por Peter Drucker, o modelo orienta que todos os colaboradores tenham resultados como foco principal de suas ações. Ou seja, além de cumprir os processos, devem alcançar as metas estabelecidas. A técnica promove diversas vantagens: objetivos claros, equipe integrada, engajamento e produtividade, já que os profissionais estarão mais engajados, motivados e com metas estabelecidas.
Gestão de KPIs
Com as metas estabelecidas, é necessário avaliar quais são os resultados da empresa. Para isso, é possível utilizar os indicadores de chave de desempenho, também conhecido como KPIs (Key Performance Indicators). Caso as metas não sejam alcançadas, é necessário aplicar ações corretivas.
Para ter sucesso na aplicação da gestão de KPIs, é necessário seguir alguns passos:
• Planejamento estratégico: Os indicadores de desempenho precisam estar alinhados ao planejamento estratégico da empresa.
• Metas:
As metas devem ser estabelecidas de forma clara.
• Defina os indicadores:
Após avaliar os itens anteriores, estabeleça quais indicadores serão considerados.
• Acompanhamento:
O acompanhamento constante desses KPIs é fundamental para monitorar se os resultados obtidos estão de acordo com o esperado. Caso eles não estejam, é necessário definir outras estratégias.
• Correções:
De acordo com os dados obtidos pelo acompanhamento, será possível estabelecer a necessidade de correções de desvios.
É importante ressaltar que, mesmo que os indicadores apresentem dados positivos, as empresas devem sempre trabalhar pela melhoria dos processos. De acordo com os especialistas da Synerhgon, é possível alcançar cinco KPIs por processo.