R. São Vicente de Paulo, 650,Cj. 12 - Higienópolis - SP
(11) 3825-6751 / (11) 99607- 8855
synergia@synerhgon.com.br

Três dicas essenciais para treinar a sua equipe e alcançar o sucesso em seu negócio

Consultoria estratégica em gestão

Três dicas essenciais para treinar a sua equipe e alcançar o sucesso em seu negócio

Para se manter no mercado, as empresas precisam de colaboradores capacitados para exercer as atividades profissionais e uma estrutura modernizada. Para alcançar a excelência da sua equipe, é necessário aplicar treinamentos de atualização para funcionários novos e antigos que tratem de políticas corporativas, métodos de trabalho, sistema interno, entre outros temas que contribuam com a produtividade e o desempenho das atividades.

Treinar não é só promover palestras. Treinar é conhecer os detalhes do trabalho realizado possibilitando criar soluções diferentes e eficazes.  A falta de treinamento pode gerar danos em equipamentos por falta de habilidade, problemas no processo de trabalho, desestimular a inovação, entre outras situações. A ação pode contribuir com o conhecimento dos colaboradores e ser realizada de diversas maneiras, como apresentações, eventos, e-learning e cursos EAD.

Tanto as grandes quanto as pequenas organizações devem investir nesses cursos para e destacar nos processos e aperfeiçoar as atividades dos funcionários, o que vai refletir na qualidade do produto e serviço entregue aos clientes.  Confira três maneiras simples de implantar treinamentos na sua empresa com o objetivo de melhorar a gestão da sua equipe:

1. Descubra o que deve ser melhorado

Os treinamentos periódicos devem suprir as necessidades da empresa. Por este motivo, é necessário analisar os processos de trabalho antes de produzir o conteúdo ou planejar a estratégia de treinamento. A avaliação contribui para criar técnicas assertivas.

É imprescindível acompanhar a evolução da equipe com os cursos, pois essa informação vai comprovar o sucesso do investimento e apontar o que deve ser melhorado, permitindo que ele seja alterado para melhorar a experiência dos participantes.

Preencha o formulário abaixo para que a equipe da Synerhgon possa fazer o diagnóstico gratuito da gestão da sua empresa:


2. Novos colaboradores

Orientação e suporte adequado para novos funcionários são essenciais para que o colaborador fique alinhado com as políticas internas da empresa, etapas do trabalho e maneiras corretas de exercer a sua função.

Algumas empresas adotam a política de “apadrinhamento”, no qual um funcionário antigo é escolhido para orientar o novo integrante de forma clara quanto às atividades profissionais e políticas da instituição.

O tempo necessário para uma boa preparação do profissional depende de diversos fatores, como a complexidade do cargo, as exigências técnicas, práticas ou intelectuais, entre outras condições. Com isto, a duração do treinamento pode durar horas, dias ou semanas. A Synerhgon aconselha uma imersão de pelo menos três dias do novo funcionário, que deve ser acompanhada por supervisores para garantir uma integração adequada de equipe e função.

3.Oriente cada departamento quanto à sua função nos negócios.

A empresa deve criar um plano de ação que oriente e execute todas as atividades de treinamento. Cada setor precisa de um planejamento próprio com as peculiaridades da área unindo teoria e prática. Para isso, é essencial apresentar aos funcionários a filosofia do empreendimento, sua estrutura, sua hierarquia, divisão dos departamentos e a responsabilidade de cada área no sucesso do empreendimento.

É de extrema importância apresentar a história da empresa, promover aulas teóricas sobre o cargo e a função a ser desempenhada, promover aulas práticas para o aperfeiçoamento de habilidades e desenvolver competências como liderança, dinamismo, iniciativa e trabalho em equipe.

Treinamento profissional é indispensável para que um empreendimento consiga evoluir no mercado e aprimorar os processos internos. Durante os trabalhos de consultoria, a Synerhgon observa a qualidade das empresas que implementam esse tipo de ação nos negócios. Entre em contato conosco e saiba como alcançar a excelência na gestão da sua equipe.

Randall Edmundo
Engenheiro e Diretor-Sócio da Synerhgon