O que é gestão do conhecimento e como aplicá-la na sua empresa?
Dentro de uma empresa são gerados muitos dados e várias informações que são muito importantes para seu funcionamento, desenvolvimento e crescimento. Os dados são fatos ou estatísticas que, quando analisados, geram informações.
Quando essas informações trazem para a empresa algum significado relevante e servem como base para um planejamento de crescimento ou resolução de problemas dentro da organização, podemos dizer que isso é uma gestão do conhecimento.
A gestão do conhecimento é, portanto, usar, estruturar e gerenciar o conhecimento – que nasce das informações analisadas – para que os negócios evoluam através de uma sintonia entre os setores.
Para que serve a gestão do conhecimento?
Não importa o tamanho da empresa, o fato é que o seu sucesso está diretamente ligado à forma como seus gestores transformam conhecimentos em resultados efetivamente positivos. Gerenciar os conhecimentos é entender que a empresa não está partindo do zero, mas compilando dados e informações para decisões importantes.
A gestão de conhecimento é um diferencial que pode garantir o sucesso de uma empresa, ainda mais quando pensamos em um cenário empresarial mundial bastante competitivo, principalmente porque ela agrega valor e dá suporte nas operações.
Como a gestão do conhecimento pode ser aplicada nas empresas?
Para implementar a gestão do conhecimento em sua empresa, é preciso seguir, pelo menos, esses quatro passos que descrevemos abaixo:
1- Fazer um levantamento da situação atual da empresa
Essa prévia deve entender quem são as pessoas que trabalham na empresa, os principais processos (administrativos, operacionais, legais ou de atendimento à regulamentação), as contribuições internas e externas, a cultura organizacional e quais ferramentas tecnológicas são utilizadas. Tudo para compor um banco de informações.
2- Planejar as ações
Aqui os gestores devem se preocupar em definir as ações, explicitando-as por ordem de prioridade. Deve-se também definir, de forma clara, os objetivos e as estratégias a serem executadas, assim como os responsáveis pelo processo.
3- Executar um plano piloto
O plano piloto é uma forma de testar o que foi planejado e buscar mais informações sobre o projeto. Esta etapa melhora o entendimento de todos os elementos que serão aplicados na gestão do conhecimento, quais devem ser mantidos e quais reestruturados, identifica a real eficácia do planejamento e minimiza os erros.
4- Implementar a gestão do conhecimento
Dentro deste mais importante passo, algumas considerações precisam ser feitas:
- Definir, para avaliação do planejamento, quais os indicadores de sucesso serão utilizados;
- Alinhar, com os envolvidos no projeto, um plano de comunicação;
- Ter um plano de recompensas: nestes casos, às vezes, reconhecimento e valorização do profissional podem valer mais que retribuição financeira;
- Avaliar e monitorar de forma periódica para redirecionar rotas, se for preciso;
- Divulgar os resultados em cada fase para estimular o engajamento.
Implementar a gestão do conhecimento é uma tarefa que exige dedicação e bastante planejamento. Porém, é uma ferramenta gerencial muito importante, que utiliza todo o conhecimento gerado dentro da empresa para auxiliar o seu próprio crescimento.
Para sua implementação e o alcance de resultados satisfatórios, procure o apoio de profissionais especialistas no assunto. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a melhorar a gestão da sua empresa!