Defina metas inteligentes com a metodologia SMART - Synerhgon
R. São Vicente de Paulo, 650,Cj. 12 - Higienópolis - SP
(11) 3825-6751 / (11) 99607- 8855
synergia@synerhgon.com.br

Defina metas inteligentes com a metodologia SMART

Consultoria estratégica em gestão

Defina metas inteligentes com a metodologia SMART

Dentro de uma organização, as metas têm papel importante nos resultados e na lucratividade. Através delas é possível aumentar a produtividade, estimular o esforço e motivar a equipe para buscar melhores índices de desempenho.

O que acontece, muitas vezes, é que elas não são estabelecidas de forma correta, o que pode tornar frustrante e desanimador tentar alcançá-las. Para não errar ao criar metas, foi criada a metodologia SMART. Neste modelo, a definição dos objetivos a serem buscados devem obedecer a cinco critérios, que têm a ver com cada letra da sigla SMART:

  • S – Specific (específico);
  • M – Measurable (Mensurável);
  • A – Attainable (Atingível);
  • R – Relevant (Relevante);
  • T – Time Based (Temporal).

Entendendo melhor a metodologia SMART

Sabemos bem como o mercado anda competitivo, principalmente em face do avanço tecnológico. As empresas que não se preparam acabam não conseguindo se manter no mercado e isso é desanimador para o empreendedor. Portanto, planejamento e foco são essenciais para o crescimento.

Dentre as ferramentas de planejamento do crescimento dos negócios está a criação de metas a serem alcançadas em um determinado período e a metodologia SMART é uma forma padronizada de estabelecer metas e incentivar a equipe a chegar a determinado objetivo. Entenda melhor o que essa metodologia significa!

S – SPECIFIC (ESPECÍFICO)

É fundamental que as metas sejam específicas, ou seja, de claro entendimento. Nesta etapa, todos precisam ter em mente as respostas para estas perguntas:

  • O que se pretende alcançar com as metas?
  • Quais pessoas serão responsáveis por ela?
  • Onde ela será realizada?
  • Como ela deverá ser conquistada?
  • Qual o motivo de ela ser seguida?

M – MEASURABLE (MENSURÁVEL)

Poder ser medida é outra característica da meta, afinal não faz sentido ter um objetivo e não saber quantificá-lo. Talvez seja fácil imaginar que o aumento das vendas, por exemplo, seja totalmente possível de ser verificado pelos números de um mês para o outro.

Quando a meta é ter clientes mais satisfeitos, mesmo que isso seja um dado mais subjetivo, é possível verificar os resultados através de uma pesquisa para saber como anda a satisfação do cliente em relação à sua empresa.

A – ATTAINABLE (ATINGÍVEL)

Ao estabelecer metas, as empresas precisam ter o cuidado de avaliar se elas, realmente, são possíveis de serem alcançadas. Metas inatingíveis são desmotivadoras e frustrantes para toda a equipe, já que esforços serão desprendidos sem o sucesso esperado.

Segundo a metodologia SMART, para serem atingíveis, as metas precisam se basear no histórico dos negócios e também precisam passar por uma avaliação dos funcionários para que a empresa entenda se eles acreditam que é possível trabalhar por aqueles objetivos.

R – RELEVANT (RELEVANTE)

Para ser relevante, a meta tem que ser importante para os negócios e impactar positivamente os números, como o faturamento, a lucratividade ou aumentar a carteira de clientes.

Metas relevantes estimulam a elaboração de boas estratégias e motivam os colaboradores a buscarem os resultados, isso porque elas são entendidas como prioridade.

T – TIME BASED (TEMPORAL)

A característica temporal na metodologia SMART indica que toda meta deve ter um tempo determinado para sua realização.

Toda a equipe precisa entender que é necessário estabelecer um prazo para alcançar o objetivo. No fim desse tempo, os esforços serão avaliados e os resultados serão apurados e divulgados.Gostou de saber mais sobre a metodologia SMART? Precisa de ajuda para estabelecer metas inteligentes para o seu negócio? Entre em contato conosco e conte com a nossa consultoria!