O que é gestão do conhecimento e como aplicá-la na sua empresa? - Synerhgon
R. São Vicente de Paulo, 650,Cj. 12 - Higienópolis - SP
(11) 3825-6751 / (11) 99607- 8855
synergia@synerhgon.com.br

O que é gestão do conhecimento e como aplicá-la na sua empresa?

Consultoria estratégica em gestão

O que é gestão do conhecimento e como aplicá-la na sua empresa?

Dentro de uma empresa são gerados muitos dados e várias informações que são muito importantes para seu funcionamento, desenvolvimento e crescimento. Os dados são fatos ou estatísticas que, quando analisados, geram informações.

Quando essas informações trazem para a empresa algum significado relevante e servem como base para um planejamento de crescimento ou resolução de problemas dentro da organização, podemos dizer que isso é uma gestão do conhecimento.

A gestão do conhecimento é, portanto, usar, estruturar e gerenciar o conhecimento – que nasce das informações analisadas – para que os negócios evoluam através de uma sintonia entre os setores.

Para que serve a gestão do conhecimento?

Não importa o tamanho da empresa, o fato é que o seu sucesso está diretamente ligado à forma como seus gestores transformam conhecimentos em resultados efetivamente positivos. Gerenciar os conhecimentos é entender que a empresa não está partindo do zero, mas compilando dados e informações para decisões importantes.

A gestão de conhecimento é um diferencial que pode garantir o sucesso de uma empresa, ainda mais quando pensamos em um cenário empresarial mundial bastante competitivo, principalmente porque ela agrega valor e dá suporte nas operações.

Como a gestão do conhecimento pode ser aplicada nas empresas?

Para implementar a gestão do conhecimento em sua empresa, é preciso seguir, pelo menos, esses quatro passos que descrevemos abaixo:

1- Fazer um levantamento da situação atual da empresa

Essa prévia deve entender quem são as pessoas que trabalham na empresa, os principais processos (administrativos, operacionais, legais ou de atendimento à regulamentação), as contribuições internas e externas, a cultura organizacional e quais ferramentas tecnológicas são utilizadas. Tudo para compor um banco de informações.

2- Planejar as ações

Aqui os gestores devem se preocupar em definir as ações, explicitando-as por ordem de prioridade. Deve-se também definir, de forma clara, os objetivos e as estratégias a serem executadas, assim como os responsáveis pelo processo.

3- Executar um plano piloto

O plano piloto é uma forma de testar o que foi planejado e buscar mais informações sobre o projeto. Esta etapa melhora o entendimento de todos os elementos que serão aplicados na gestão do conhecimento, quais devem ser mantidos e quais reestruturados, identifica a real eficácia do planejamento e minimiza os erros.

4- Implementar a gestão do conhecimento

Dentro deste mais importante passo, algumas considerações precisam ser feitas:

  • Definir, para avaliação do planejamento, quais os indicadores de sucesso serão utilizados;
  • Alinhar, com os envolvidos no projeto, um plano de comunicação;
  • Ter um plano de recompensas: nestes casos, às vezes, reconhecimento e valorização do profissional podem valer mais que retribuição financeira;
  • Avaliar e monitorar de forma periódica para redirecionar rotas, se for preciso;
  • Divulgar os resultados em cada fase para estimular o engajamento.

Implementar a gestão do conhecimento é uma tarefa que exige dedicação e bastante planejamento. Porém, é uma ferramenta gerencial muito importante, que utiliza todo o conhecimento gerado dentro da empresa para auxiliar o seu próprio crescimento.

Para sua implementação e o alcance de resultados satisfatórios, procure o apoio de profissionais especialistas no assunto. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a melhorar a gestão da sua empresa!