Gerenciamento de crise: dicas práticas para um bom planejamento - Synerhgon
R. São Vicente de Paulo, 650,Cj. 12 - Higienópolis - SP
(11) 3825-6751 / (11) 99607- 8855
synergia@synerhgon.com.br

Gerenciamento de crise: dicas práticas para um bom planejamento

Consultoria estratégica em gestão

Gerenciamento de crise: dicas práticas para um bom planejamento

Toda empresa pode passar por crises por vários motivos, dependendo, então, de um bom gerenciamento para se manter no mercado. Fatores como desastres naturais, acidentes de trabalho, falhas em equipamentos, obstáculos fiscais, dentre outros, podem trazer perigos para a organização.

Ao falar de crise dentro de uma empresa, estamos nos referindo a algo inesperado e de grande alcance que pode abalar a estrutura das relações comerciais entre empresa e consumidor, assim como empresa-funcionários.

Um exemplo de uma crise que vivenciamos recentemente é a pandemia de Covid-19. O coronavírus, um fator natural, entrou na sociedade e foi preciso estabelecer novas formas de se manter no mercado, buscando estratégias para que as relações comerciais não se quebrassem e para manter a saúde financeira das organizações. Nesse contexto, é preciso ativar o gerenciamento de crise.

O que é o gerenciamento de crise?

O gerenciamento de crise é um conjunto de estratégias práticas que visam salvaguardar a empresa de prejuízos, sejam eles financeiros ou de imagem. Uma boa gestão de crise é fundamental para que as decisões tomadas sejam realmente eficientes para reduzir os impactos negativos.

Para um bom resultado das estratégias adotadas no gerenciamento de crise, é preciso pensar em não só combater o problema imediato, mas também saber identificar as possíveis fontes de risco de novas crises, evitando que elas ocorram.

Confira algumas dicas essenciais para um bom planejamento de estratégias que levarão a empresa a enfrentar uma crise:

Tenha uma equipe responsável pelo gerenciamento de crise

É indicado que o gestor da empresa reúna, pelo menos, um representante de cada setor para formar o comitê de gerenciamento de crise. A diversidade de ideias pode ser um fator importante na busca de soluções mais apropriadas para sair do momento ruim.

A equipe deve contar também com o gestor, um representante do jurídico e um de relações públicas e trabalhar de acordo com sua realidade, buscando as estratégias mais adequadas para alcançar bons resultados.

Elabore um manual

É necessário um plano de ação bem estruturado e que contemple todas as etapas a serem seguidas e as metas a serem alcançadas. O manual de crise visa estabelecer uma comunicação única, bem definida, de modo que todos os que estão na equipe possam entender claramente as ações a serem praticadas.

No entanto, o plano deve também mostrar onde estão as fraquezas da empresa para que fique bem entendido o motivo de cada ação e o objetivo a ser alcançado.

Continue o funcionamento da empresa

Continuar o funcionamento da empresa é essencial e, para isso, é preciso contar com colaboradores que tenham o perfil de serem assertivos nas estratégias elaboradas, que sejam mais criativos e motivados a alcançarem os objetivos, ao mesmo tempo em que a empresa continue com suas atividades.

Mantenha a comunicação com seu cliente

Manter a imagem positiva com seu cliente é um valor que não se pode perder, afinal, o cliente é a razão de um produto ou serviço ser colocado no mercado.

Em momentos de crise, uma comunicação clara e eficiente com o cliente demonstra que você preza pela fidelidade dele e ele, provavelmente, confiará que sua empresa está trabalhando para resolver a crise.

As crises podem surgir a qualquer momento na vida de uma empresa e é importante que se aprenda com elas. Com um bom gerenciamento de crise, é possível transformá-la em aprendizados valiosos para crescimento e melhorias tanto nas relações internas – com seus colaboradores -, como nas externas – com seus clientes -, além de garantir a saúde financeira dos negócios.Entre em contato conosco e conte com a nossa equipe para te auxiliar a lidar com as crises e aproveitar as oportunidades do mercado!