Como lidar com o conflito de gerações no ambiente de trabalho? - Synerhgon
R. São Vicente de Paulo, 650,Cj. 12 - Higienópolis - SP
(11) 3825-6751 / (11) 99607- 8855
synergia@synerhgon.com.br

Como lidar com o conflito de gerações no ambiente de trabalho?

Consultoria estratégica em gestão

Como lidar com o conflito de gerações no ambiente de trabalho?

É cada vez mais comum encontrarmos, em um mesmo ambiente de trabalho, pessoas de várias gerações e, diante dessa realidade que tende a permanecer, é preciso saber lidar com a diversidade de perfis, desenvolvendo uma noção de time para o crescimento da empresa.

Um cenário com comportamentos e pensamentos diferentes pode gerar conflitos, comprometendo a qualidade do trabalho e impedindo o alcance dos objetivos da empresa.

Conflito de gerações no ambiente de trabalho: por que acontecem?

Alguns fatores cooperam para que possíveis conflitos aconteçam, como:

O etarismo

Embora envelhecer seja natural, há um olhar negativo sobre as pessoas idosas, uma concepção que a sociedade, em sua grande maioria, compartilha. O etarismo é essa visão preconceituosa de que o idoso não deve ser valorizado, chegando, às vezes, a uma verdadeira aversão em relação a pessoas por causa da idade.

A diversidade geracional

Um ambiente de trabalho onde as pessoas são de diferentes gerações é, ou deveria ser, o ideal. No entanto, essa multiplicidade de ideias e de pontos de vista pode ser foco de desentendimentos, impedindo o compartilhamento das visões de mundo e a inclusão.

A dualidade experiência x agilidade

As gerações atuais têm o vigor, a agilidade e se aborrecem com a atitude mais pensada e calma que os mais velhos, devido à experiência, já praticam.

Para o gestor, saber lidar com o conflito de gerações no ambiente de trabalho é essencial, afinal, quanto mais treinadas as pessoas estejam para entender que trabalham por um objetivo em comum, mais garantias a empresa tem de que as diferenças não serão empecilhos para o seu crescimento.

Como o gestor pode cuidar e lidar com esses conflitos?

Sabendo que os conflitos entre gerações podem acontecer, administrar os momentos de crise e minimizar as chances de eles acontecerem são as chaves para o gestor lidar com a situação. Entenda melhor algumas medidas que podem ser tomadas, evitando o prejuízo para a empresa.

Saiba reconhecer os valores individuais

Quando o líder conhece bem sua equipe e as características de seus liderados, fica mais fácil prevenir reações alteradas e evitar conflitos que tornam o ambiente de trabalho negativo e improdutivo.

Deixe claros os valores da sua empresa

Quando a equipe conhece bem os valores da empresa há um trabalho conjunto para alcançar o objetivo de desenvolvimento da organização. Assim, não haverá lugar para que as diferenças geracionais apareçam.

Tenha uma comunicação clara

Nem pense em ignorar os conflitos que porventura aparecerem. Uma comunicação clara sobre o assunto pode conscientizar a equipe e fazer com que cada um olhe para suas próprias atitudes e busque um comportamento respeitoso.

Conscientizar a equipe é estimular a empatia e a interação, proporcionando a troca de experiências.

Motive as gerações com metas individuais

Se a equipe é heterogênea em termos de idade, busque motivar cada grupo de acordo com a forma que eles têm de entender o trabalho e sua capacidade. Determinar metas individuais pode ser um caminho adequado para atingir os interesses da empresa e chegar no resultado esperado.

Lidar com o conflito de gerações no ambiente de trabalho pode não ser uma das tarefas mais fáceis, no entanto, o gestor que se empenha em conhecer sua equipe e em ter uma boa comunicação com ela pode, não só evitar esses conflitos, como também contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo.Entre em contato conosco para garantir uma gestão mais eficiente, com valorização do capital humano e resultados positivos!